Dia da Árvore: Secretaria de Educação apresenta projetos voltados à preservação do meio ambiente

WhatsApp Image 2021-09-20 at 16.17.15

Ações reforçam a importância dos cuidados com a natureza junto aos estudantes da rede pública

Nesta terça-feira (21/09), data em que se comemora o Dia da Árvore, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto apresenta algumas ações voltadas à preservação do meio ambiente e que reforçam a importância da manutenção da natureza. Tais projetos são desenvolvidos pela Coordenação de Educação Ambiental (CEA), em parceria com diversos órgãos do estado.

Um deles é a campanha “Floresta faz a diferença”, realizada em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e que tem como objetivo a sensibilização da importância socioambiental da Floresta Amazônica e os impactos causados pela retirada da floresta, principalmente, com as queimadas.

“A CEA tem acompanhado as ações da iniciativa desde o mês de julho, indo a municípios como Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Silves, sempre com o propósito de levar intervenções educativas que incluem palestras, dinâmicas e biblioteca ambiental móvel, que ocorrem não somente nas cidades, mas também em comunidades rurais”,  explica a coordenadora da CEA, Thelma Prado.

Já na capital, a parceria é com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que vai celebrar esta data com os estudantes. Nesta terça-feira (21/09), às 15h, será realizada uma visita virtual às árvores do Bosque da Ciência. Para acompanhar, os alunos da rede estadual podem acessar o link: https://bosquedacienciaam.wixsite.com/agendamento.

A iniciativa é voltada a todos os estudantes, de todos os níveis e modalidades de ensino.

Botânica – Até o dia 24 de setembro, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está sendo realizado o “Setembro Botânico”, que leva informações sobre botânica às escolas. O evento acontece das 14h às 19h e tem em sua programação palestras, mesas redondas, oficinas e séries de vídeos voltados para o público escolar e para os professores.

“As palestras e oficinas buscam incentivar e nutrir a próxima geração da importância de se conhecer árvores. O evento proporciona aos seus participantes, ainda, formas mais eficazes de melhorar a visibilidade e abrangência das plantas no currículo de biologia”, finaliza Thelma Prado.

FOTO: Divulgação/Seduc-AM