Decreto estadual institui Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares

Governador Wilson Lima e Sec Arlete Mendonça

O decreto que institui o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares da Rede Estadual de Ensino no Amazonas, nesta terça-feira (27/02) foi assinado e vai dar continuidade ao modelo de ensino, que vai atender mais de nove mil estudantes.

O decreto, assinado pelo governador Wilson Lima e Secretaria de Estado de Educação e Desporto, visa atender as seis unidades de ensino da rede estadual, que eram atendidas pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), com a permanência do modelo, descontinuada pelo Ministério da Educação.

No Amazonas, o governador Wilson Lima optou pela continuidade do Programa e, assim, o Executivo estadual passará a fomentar a política de ensino dessas unidades. Com a manutenção do modelo nas seis escolas da rede, serão atendidos 9.262 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, envolvendo a participação de 42 monitores e nove oficiais de gestão escolar.

“Havia uma preocupação sobre esse sistema, se ele iria continuar, ou não. Assinei o decreto que institui o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares na rede estadual de ensino e dá outras providências”, afirmou Wilson Lima.

A secretária de estado de Educação e Desporto Escolar explicou que a secretaria está em processo de elaboração do Projeto de Lei para que seja feita a assinatura do termo de cooperação, com a Polícia Militar ou com as Forças Armadas.

“As propostas de Planos de Trabalho anual e trienal já foram desenvolvidas. Este é um modelo que deu certo no Amazonas, em que as escolas contempladas avançaram nos índices educacionais e tiveram a redução do abandono escolar. Ao decidir pela manutenção do modelo na rede estadual, o governador Wilson Lima mais uma vez demonstra o compromisso com a educação do Amazonas”, ressaltou Arlete Mendonça.