Da escola para o posto de vacinação: grupo de alunos da rede estadual recebe primeira dose da vacina contra Covid-19

VACINA AMAZONAS FOTO BRUNO ZANARDO  SECOM2

Estudantes chegaram em van disponibilizada pela Secretaria de Educação

Um grupo de oito alunos do terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (21/07). Os estudantes chegaram na Arena da Amazônia – um dos postos de vacinação, que está funcionando em horário estendido durante o mutirão Vacina Amazonas – em uma van disponibilizada pela Secretaria de Educação e Desporto.

“Essa iniciativa de trazer os alunos para o posto de vacinação foi a forma de incentivar e mobilizar toda a comunidade escolar, principalmente, agora, que chegou essa faixa etária da vacinação, sabemos que a maioria do nosso público dos alunos de terceira série do ensino médio, que são os alunos finalistas; e os alunos da Educação de Jovens e Adultos já são o público-alvo da vacinação. É importante essa ação partindo da escola, pois sensibiliza toda a comunidade escolar”, observou David Martins, coordenador da Coordenadoria Distrital de Educação 6.

VACINA AMAZONAS FOTO BRUNO ZANARDO SECOM INGRID PINHEIRO

De acordo com ele, o veículo deve levar outros grupos de alunos das escolas da rede estadual para a vacinação. “Tão logo outra escola tenha um grupo de alunos que queira participar também dessa ação, o gestor da escola pode entrar em contato com o seu coordenador distrital para solicitar à Seduc a van para trazer os alunos”, ressaltou David Martins.

A alegria de receber a primeira dose tomou conta dos estudantes. “A emoção de estar aqui hoje é muito grande, porque a gente viu muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de estar aqui se vacinando, porque infelizmente partiram. Estar aqui hoje é uma alegria não só para mim, mas para todos que já se vacinaram. E os que não se vacinaram, se vacinem. Não é a gente que escolhe a vacina, é a vacina que nos escolhe”, disse a aluna Ingrid Pinheiro, de 18 anos.

“É um tempo que está sendo difícil, começou a aparecer a Covid, a situação foi piorando. Eu acredito que graças à vacina a gente pôde controlar, mas a gente tem que se cuidar ainda. Eu convido vocês a virem tomar essa vacina. No primeiro momento eu fiquei com medo, mas vi que a situação vai melhorar através do tempo”, considerou Jonathan Lima, que também tem 18 anos.

Mutirão – A terceira edição do mutirão em Manaus já vacinou mais de 30 mil pessoas até às 18h30 desta quarta-feira (21/07).  O Governo do Estado vai manter três postos abertos das 9h à meia-noite, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/07). A Prefeitura de Manaus ainda conta com mais 12 postos.

Com mais essa ação, o mutirão da campanha Vacina Amazonas alcança 15 edições, em pouco mais de um mês, desde a primeira edição realizada em Manaus.

Pontos de vacinação – das 9h à meia-noite

Zona Leste

SESI – Clube do Trabalhador

Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I