Coordenadoria Regional de Educação de Codajás promove Concurso de Redação

Codajás_Redação

Para estimular a produção textual entre os alunos das escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc-AM), por meio da sua Coordenadoria Regional do município de Codajás, promoveu a terceira edição do Concurso de Redação direcionado para todas as sete escolas localizadas na cidade.

O evento foi realizado na Casa da Cultura Professor Levy de Assis e contou com a participação de pais, alunos e professores.

Mobilizando em média mil alunos das sete escolas públicas estaduais localizadas no município de Codajás, o evento foi voltado para os alunos das séries finais dos ensinos fundamental I e II e ensino médio, ou seja, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. O tema para a produção dos textos foi “A arte e cultura do povo codajaense”.

As escolas que participaram do concurso foram as escolas estaduais Gilberto Mestrinho, Marechal Silva, Nossa Senhora das Graças, Professor José Melo, Rodrigo da Costa, Luiz Gonzaga de Souza Filho e Wilson Bastos.

O objetivo do concurso foi de motivar a produção de textos dentro das escolas estaduais do município a partir da cultura codajaense para que os alunos conheçam melhor a arte e outros aspectos culturais do povo do município.

A coordenadora regional de Educação do município de Codajás, Silvia Reis, destaca que a importância da realização do evento está em levar os alunos a produzirem mais textos e conhecerem a cultura do povo codajaense. “A importância é fazer com que os alunos passem a produzir mais e que a partir de seus textos conheçam melhor a cultura codajaense e um pouco da nossa história também”, disse.

Os critérios para a avaliação do concurso foram criatividade, estética do texto, ortografia, concordância, a defesa e interpretação dos textos.

Os alunos que ficaram em primeiro lugar foram premiados com tablets e suas respectivas escolas receberam troféus. Os alunos que ficara em segundo lugar ganharam certificado de participação e medalhas.

A coordenadora disse também que o concurso é um meio de preparar os alunos para a Olimpíada de Língua Portuguesa e também para os vestibulares.

O gestor da escola estadual Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho, Roberto Sílvio Venâncio, instituição que ficou em primeiro lugar na categoria “5º ano”, disse que o trabalho realizado pela coordenadoria incentivou os alunos a gostarem de produção textual e que a escola que dirige vem conseguindo se destacar nas últimas edições do concurso.

“Muitos alunos têm dificuldade em produzir e muitas vezes isso é causado pela falta de leitura. Este trabalho realizado pela coordenadoria vem incentivando os alunos a gostarem da prática de produzir textos. Nossos alunos participam do concurso desde a sua primeira edição e a escola tem se destacado porque estamos conseguindo realizar um bom trabalho com a escrita dos alunos. Há duas edições seguidas conseguimos ficar em primeiro lugar”, disse.

Vencedores

A terceira edição do Concurso de Redação realizado no município de Codajás teve como vencedor na categoria “5º ano” a estudante Isabela Magalhães Andrade da escola estadual Professor Luiz Gonzaga de Souza Filho.

Na categoria de “9º ano”, a vencedora foi a aluna Pâmela Vitória Mota da Silva, estudante da escola estadual Wilson Garcia Bastos.

Já na categoria “3ª série do ensino médio”, o vencedor foi o estudante Hugo Nepomuceno Rocha, aluno da escola estadual Nossa Senhora das Graças.