Coordenadoria Distrital de Educação 5 realiza o I Campeonato Escolar Megg Valau de Badminton

Badminton

Coordenadoria Distrital de Educação 5 realiza o I Campeonato Escolar Megg Valau de Badminton

O esporte olímpico badminton ganhou visibilidade nas escolas estaduais da Zona Leste de Manaus, com a realização do Campeonato Escolar Megg Valau de Badminton, da Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE5) da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), que compreende as unidades educacionais daquela zona de Manaus. O evento aconteceu durante todo o dia do último sábado (11), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

Segundo o coordenador de educação física da CDE5, professor Jorge Lelis, o objetivo do campeonato é difundir e massificar o badminton nas escolas da CDE05, cuja prática exige várias habilidades como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física. “O dadminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca”, explica.

Segundo a coordenadora de educação física do Ceti Elisa Bessa Freire, Nilma Menezes, o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. “É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia”, destaca.

Segundo Jorge Lelis, o evento ocorrerá em outras cinco etapas com os alunos das escolas estaduais Antônio Maurity, Cacilda Braule Pinto, Ceti Cinthia Regia Gomes do Livramento, Ceti Elisa Bessa Freire, Ceti Sergio Figueiredo Pessoa, Colégio Militar da Polícia Milita IV Áurea Pinheiro Braga, Daisaku Ikeda, padre Luis Ruas e Vasco Vasques. A setxa e última etapa, segundo Jorge Lelis, ocorrerá com os quatro primeiros classificados no ranking da CDE05.

O coordenador do evento explica que no Brasil, as competições oficiais são organizadas pela Confederação Brasileira de Badminton (CBB) e que este jogo é uma modalidade das Olimpíadas desde 1992.

As categorias criadas para Campeonato Escolar Megg Valau de Badminton foram mirim masculino e feminino, infantil masculino e feminino, juvenil masculino e feminino e a categoria aberta, que será realizada somente na 1ª e 6ª etapas.

A premiação será medalhas para os 1º, 2º e 3º lugares nos naipes femininos e masculinos nas cinco etapas. “Na Etapa dos Campeões, além das medalhas, teremos os troféus para os três primeiros colocados”, explicou Lelis.

A empresária Megg Vallau, 37 anos, que apoia voluntariamente ações esportivas e culturais nas escolas da zona Leste de Manaus, disse que ter um campeonato com seu nome é uma grande alegria e responsabilidade. “O esporte na escola é algo totalmente necessário para o desenvolvimento pleno do estudante. O que estiver ao meu alcance, estarei sempre pronta a colaborar, de todo o coração”, disse.

 

Regras

Jorge Lelis destaca que o badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

Segundo Jorge, o jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.