Coordenadoria Distrital 2 promove sua 3ª Mostra de Gestão

Nos meses de setembro e outubro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua Coordenadoria Distrital 2, promove a 3ª Mostra de Gestão das escolas das zonas sul e centro-sul de Manaus, apresentando à comunidade os índices e rendimentos educacionais de cada uma de suas 44 unidades de ensino. O evento de abertura da Mostra foi realizado na última teça-feira (13) no Centro de Educação de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, no bairro do Educandos, contando com a participação da primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz e do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim.

O objetivo da mostra, de acordo com a Seduc, é apresentar à comunidade as atividades desenvolvidas para a melhoria do rendimento escolar e os resultados obtidos pelas escolas nos anos de 2009 e 2010, enaltecendo as conquistas e levando os educadores a refletir sobre as ações necessárias para o alcance das metas traçadas para o ano de 2011.

No evento de abertura da mostra, foi evidenciado que a média geral das escolas da Coordenadoria 2, no Ideb, é de 4,6, índice que supera a média estadual (3,5) e a média nacional (4,2). Na ocasião, foi revelado também que a coordenadoria é a que possui o maior índice de aproveitamento por parte dos estudantes, tendo registrado 79,72% de aprovação escolar no final do ano de 2010.

Ao participar da programação de início do painel, a primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, parabenizou professores, gestores e estudantes pelos excelentes índices educacionais obtidos. “As escolas da Coordenação 02 de Educação da Capital estão de parabéns pelos resultados positivos alcançados, sempre elevando os índices da nossa educação e sabemos o quanto os gestores e professores trabalham com dedicação para alcançar metas e vencer desafios. Parabenizo em especial a Escola Djalma da Cunha Batista que completou 30 anos de ensino de qualidade e tem índice zero de desistência de alunos”, disse Nejmi Aziz.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, também valorizou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Distrito 2 e disse que a busca pela excelência é a meta da Seduc. “As mostras de gestão são realizadas em Manaus e em todos os municípios do Amazonas e por meio delas a sociedade tem a oportunidade de constatar o quanto a educação pública no Estado está avançando, com escolas comprometidas com o ensino e preocupadas com o sucesso dos alunos”, apontou Gedeão Amorim.

A coordenadora do Distrito 2, Oceania Rodrigues, agradeceu a participação e mobilização da comunidade escolar e autoridades presentes à abertura da mostra e citou que são muitos os resultados positivos obtidos pelo Distrito. “Escolas de qualidade, alto índice de aprendizagem, zona da cidade com o maior número de projetos aprovados pela Fapeam e o principal: educadores motivados e comprometidos com o sucesso doa alunos e com o desenvolvimento do Estado”, disse.

A abertura da mostra contou com o coral da escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro e também com a apresentação de um coral formado por todos os gestores escolares do Distrito.

Na ocasião, a escola estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista – que registra 0% de evasão – apresentou seus projetos e indicadores de qualidade por meio de um criativo ‘baile’, com a temática dos anos 70.

Distrito 2

A Coordenadoria Distrital 2 compreende 44 escolas da zona sul e centro-sul da capital, abrangendo 1.227 professores, 623 servidores e 34.838 alunos. No ano de 2009, 23 escolas receberam o “Prêmio Escola de Valor”, pelo sucesso obtido no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A média geral das escolas da coordenadoria no Ideb é de 4,6, superior à média estadual (3,5) e à média nacional (4,2). No rendimento final de 2010, a Coordenadoria 2 teve o maior índice de aprovação da capital, registrando 79,72% de aprovação.