Coordenadora de Parintins relata experiência de sucesso em Manaus

A troca de experiências é uma forma eficiente de se melhorar, foi assim que o homem evoluiu no decorrer dos tempos. Mas se dividir experiências é bom, imagine compartilhar vivências de sucesso. Foi o que ocorreu nessa última terça-feira (9), no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), com a divulgação, para os coordenadores da capital e da região metropolitana, da ação pioneira da coordenadoria de Parintins de criar a cartilha “Ensino Superior, como chegar lá?”, para orientar os estudantes do 3° ano do ensino médio a ingressarem na faculdade.

A professora Lanira Garcia Cardoso, coordenadora regional de Educação de Parintins, idealizadora da cartilha “Ensino Superior, como chegar lá?”, foi convidada pelo secretário da Seduc, Gedeão Amorim, para dividir com os coordenadores da capital e interior, a experiência inovadora e bem sucedida de criar uma cartilha informativa com orientação aos alunos do ensino médio sobre as diversas possibilidades de ingresso ao ensino superior. Segundo Lanira Garcia, o principal objetivo dessa iniciativa é fazer com que os jovens não parem os seus estudos depois que concluirem a Educação Básica.

Durante o evento, além de falar sobre o conteúdo da cartilha, a professora Lanira Garcia citou vários exemplos de alunos de Parintins que obtiveram sucesso, nos últimos vestibulares, como o do aluno da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, Jorge Luiz Xavier de Souza, de 17 anos, que foi aprovado em cinco faculdades diferentes.

A secretária executiva adjunta da capital, Ana Falcão, destacou que a cartilha vem para organizar e intensificar uma série de ações iniciadas no 1° ano do ensino médio, com o intuito de incentivar os jovens a ingressarem no ensino superior.

O professor Gedeão Amorim, presente no evento, parabenizou a iniciativa da coordenadora e pediu aos presentes que disseminassem essa ideia em suas coordenadorias. “Encontramos alguém que esteja fazendo uma coisa boa, vamos disseminando, assim a nossa educação vai para frente”, destacou o secretário.

Ensino Superior, como chegar lá?

A cartilha elaborada por técnicos educacionais e professores explica como ter acesso aos principais programas de incentivo ao ingresso universitário no Brasil. Dentre os programas, são destacados o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento ao Estudantes do Ensino Superior (Fies), os Processos Seletivos Macro e Contínuo da Universidade Federal do Amazonas (PSC e PSM), o Sistema de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior (Sisu) e vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Para estimular a participação do estudante em programas de qualificação, integração e intercâmbio, a cartilha também mostra como participar de projetos como o ‘Parlamento Jovem Brasileiro’, ‘Prêmio Jovem Cientista’ e ‘Programa Jovens Embaixadores’, todos específicos para alunos do Ensino Médio.

De acordo com a representante da Seduc e coordenadora regional de Educação em Parintins, Lanira Garcia, o material foi elaborado com bastante critério a fim de orientar os estudantes acerca dos variados programas que facilitam o acesso às universidades.