Conselho Estadual de Educação realiza primeira reunião plenária de 2024

Educação_Reunião_CEE_Fotos_Eduardo Cavalcante

Em reunião plenária ocorrida nesta terça-feira (06/02), o Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM) realizou o primeiro encontro oficial de 2024.  Entre os assuntos debatidos estão os relatos e a homologação de processos, leitura e assinatura da ata da última reunião de 2023 e a posse dos conselheiros Matheus Demasi e Helena Romero.  

Além da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, compõem o CEE-AM representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Sindicato dos Professores de Manaus (Sinpro), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe), Instituto de Educação Rural do Amazonas (Utam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam). 

A conselheira da Secretaria de Educação, Fernanda Melo Aroucha, explicou que a plenária trata-se do retorno oficial do recesso regimental do colegiado e, também, marca o início das atividades de 2024. 

“Este é o nosso retorno oficial, vamos dar andamento aos processos e empossar dois novos conselheiros, ambos representantes de estabelecimentos privados e que, com certeza, irão contribuir positivamente dentro do nosso colegiado”, pontuou Fernanda. 

Há mais de 35 anos como educadora, a conselheira Helena Romero, que representa o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe), destacou a importância de representar as escolas privadas dentro do CEE. 

“Eu já estive como conselheira em biênios anteriores aqui no CEE e, em 2024, não teria como ser diferente. A minha expectativa é contribuir para o crescimento de uma educação com qualidade dentro do estado do Amazonas, sempre trabalhando com muita responsabilidade e seriedade”, enfatizou a professora Maria Romero.

O professor Matheus Demasi, também empossado durante a reunião plenária, contou que, como conselheiro, buscará aprender e fomentar a educação no Amazonas, e contribuir para a celeridade da análise dos processos. 

“Vejo que temos muito trabalho dentro do conselho e de cada câmara,  um trabalho essencial, pois é por meio da educação que há transformação na vida das pessoas. Então, como conselheiro, me sinto honrado e responsável e, quero contribuir cada vez mais com o CEE, para assim, fortalecer a educação no nosso Estado”, finalizou Matheus. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar