Conselho Estadual de Educação instrui escolas particulares

Em um encontro técnico, o Conselho Estadual de Educação reuniu-se na última sexta-feira (dia 30) com gestores de 300 instituições particulares de ensino do Amazonas, fornecendo informações e atualizando-os sobre a legislação educacional vigente.

Um dos principais temas abordados foi a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos. A presidente substituta do Conselho, Darcy Neves, apontou que a modificação tem um fundamento social e garante igualdade de direitos a pessoas de todas as esferas sociais. “Antes do decreto Federal, apenas crianças das classes média e alta entravam mais cedo na escola, enquanto crianças das classe sociais mais baixas ficavam em desvantagem. A nova determinação garante o mesmo direito a todos”, argumentou Darcy.

A presidente substituta do Conselho, informou que as escolas devem adequar-se à esta e a outras determinações de forma gradativa. “Daí a importância deste encontro. Por meio dele, procuramos dialogar com as instituições, transmitindo informações e nos colocando a disposição para esclarecimentos e assessoramentos”, apontou Darcy Neves.

Também foram tratados temas e resoluções normativas como as que inclui os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar; Língua Espanhola no ensino médio; projetos de acessibilidade; proibição do uso de aparelho celular em sala de aula, dentre outros.

O secretário de Estado de Educação e presidente do Conselho Estadual de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, também contribuiu com a reunião, falando aos presentes sobre o panorama da educação brasileira e regional, enfatizando a necessidade de se buscar melhores índices, a partir de propostas pedagógicas cada vez mais consistentes.

O Conselho Estadual de Educação informou que um encontro nos mesmos moldes será realizado com gestores de instituições públicas de ensino do Amazonas.