Governador José Melo repassa tablets educacionais para professores municipais de Tabatinga e Benjamin Constant

_DSC8230 (1)

Na última quarta-feira, dia 11 de novembro, o governador José Melo lançou oficialmente o programa Banco do Povo nas cidades de Tabatinga e Benjamin Constant (a 1.105 e 1.118 quilômetros de Manaus, respectivamente), injetando mais de R$ 414 mil na economia popular dos dois municípios do Alto Solimões, com o crédito para abertura e diversificação de empreendimentos.

Durante a viagem aos municípios, José Melo comandou, ainda, a solenidade de entrega de tablets para 606 professores da rede municipal de educação e destacou a importância dos dois programas do Governo do Estado. “São programas que vêm com a finalidade de oferecer oportunidades para a população do interior. Os tablets permitem que os professores dos municípios do interior tenham os mesmos instrumentos de trabalho que os profissionais da educação que atuam na capital”, disse o governador.

O repasse faz parte das ações do Pacto pela Educação do Amazonas que pretende suscitar dos poderes públicos municipais o empenho em priorizar a Educação, trabalhando medidas para elevar os indicadores educacionais de seus respectivos municípios. Para contribuir com o propósito de crescimento de tais indicadores, dentre várias medidas que serão empregadas nesta ação, o Governo do Amazonas providenciará, sem ônus para os municípios, o repasse de 28 mil tablets.

Em Benjamin Constant (distante 1.118 quilômetros de Manaus), o repasse dos tablets contemplará um total de 322 professores. No município de Tabatinga (a 1.105 quilômetros de Manaus), o repasse beneficiará 284 educadores.

Os professores contemplados com o repasse dos tablets educacionais correspondem ao número total de professores da rede pública municipal que atuam ministrando aulas para turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Pacto prevê metas educacionais

Lançado no último mês de setembro, o Pacto pela Educação do Amazonas suscitará das prefeituras o cumprimento de medidas, consideradas estratégicas para a evolução educacional da região, sendo elas: A ampliação, de maneira uniforme para todos os municípios, de 0,2 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) municipal a cada biênio, de modo que cada localidade do Estado alcance o crescimento de 0,6 pontos até o final de 2019; a redução – também de maneira uniforme para todos os municípios – de 2,0 pontos ao ano da taxa de distorção-idade série, de modo que esta taxa seja reduzida em 8,0 pontos até o final de 2019.