Comandante da 12ª Região Militar visita o Centro de Mídias da Seduc

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, apresentou na última segunda-feira (12), a estrutura do Centro de Mídias de Educação do Amazonas ao comandante da 12ª Região Militar, General Theóphilo Gaspar, prontificando-se a colocar a estrutura do programa do Governo do Estado à disposição do Exército Brasileiro para futuras parcerias institucionais e atendimento a possíveis demandas.
 
Na visita, o General Theóphilo Gaspar conheceu os vários estúdios de transmissão de onde são geradas aulas diárias via satélite para o interior do Estado e ao saber da abrangência do programa, comentou que a estrutura pode ser de grande utilidade para viabilizar a comunicação entre pelotões em atividade no interior do Amazonas. “Impressionou-me a amplitude do sistema – que chega a mais de mil comunidades rurais – e que, dentro da necessidade, pode ser útil para garantir a comunicação entre pelotões, em especial aos de fronteira”, comentou.
 
General Theóphilo, que afirmou ter o currículo ligado à área de educação, uma vez que foi diretor de Ensino Médio na Unidade do Exército em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, elogiou a iniciativa do Governo do Estado em utilizar os meios tecnológicos para levar a educação a pontos distantes do Amazonas. “Impressionou-me a abrangência do sistema. Fico grato pela oportunidade de conhecê-lo e por ver na prática o seu funcionamento”, disse o general.
 
Interatividade
 
Ao conhecer os estúdios de transmissão do Centro de Mídias da Seduc, o comandante da 12ª Região Militar teve a oportunidade de interagir com comunidades rurais e responder a perguntas de estudantes de ensino fundamental de diversos pontos do interior do Amazonas, como Kamille Araújo, 12, aluna do 9º ano do município de Tonantins, que obteve do general, informações sobre o trabalho do Exército Brasileiro, em especial sobre suas funções na Amazônia.
 
Centro de Mídias
 
O Centro de Mídias de Educação do Amazonas está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Seduc. O Centro é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores ministra as aulas, transmitidas via satélite e acompanhadas por mais de mil comunidades rurais do Amazonas.
O programa já recebeu diversos prêmios internacionais e dispõe de uma moderna plataforma de telecomunicação para oferecer a veiculação de conteúdo programático modular seriado, através de solução de videoconferência, incluindo acesso simultâneo a Internet em banda larga.

Nas comunidades rurais, os alunos assistem diariamente às aulas, sendo acompanhados in loco por professores previamente capacitados.