Com o projeto “Passaporte para o Conhecimento”, escola estadual Brigadeiro Camarão incentiva a leitura entre crianças e jovens

IMG_3015

Favorecer a prática da leitura entre crianças e jovens tem sido o objetivo do projeto “Passaporte para o conhecimento” que vem sendo desenvolvido pela escola estadual Brigadeiro Camarão Telles Ribeiro, localizada no bairro São Lázaro, zona sul de Manaus. Para demonstrar o aprendizado adquirido pelos alunos no ano letivo de 2015, a escola promoveu, nesta quinta-feira, 19 de novembro, uma mostra literária do projeto.

Criado em 2004, o projeto é parte das ações da escola para reforçar a qualidade do ensino, sanando possíveis dificuldades que os alunos possam apresentar na leitura, escrita e interpretação de textos. Com a ação pedagógica, a escola conseguiu reunir, durante mais de dez anos de execução do projeto, um acervo bibliotecário que contempla mais de oito mil obras literárias.

Segundo a coordenadora do projeto na escola, professora Mônica Lima, 49, a atividade tem sido bastante positiva, estimulando não apenas a prática da leitura, mas favorecendo, de uma forma geral, o gosto pelo conhecimento. “O nosso maior objetivo é incentivar o hábito da leitura entre os estudantes de uma forma dinâmica. Trabalhamos com poesias, fábulas, contos, cantigas de roda, interpretação de obras literárias, dentre outros gêneros textuais e o resultado tem sido satisfatório. O projeto é um verdadeiro sucesso”, destacou a professora.

Exaltando a importância da leitura para a formação do ser humano, o evento foi marcado por apresentações de dança, teatro, exposições, concursos de poesias, além da premiação aos estudantes que têm se destacado no projeto de leitura da escola, seja pela produção de textos, seja pela quantidade de obras lidas.

De acordo com o gestor da escola, Marcos Alvim, o sucesso do projeto está no fato de trabalhar possíveis dificuldades que os alunos apresentem desde as séries iniciais. “O projeto, que tem mais de dez anos de existência, tem tido grande repercussão entre a comunidade estudantil. Isso porque buscamos contornar dificuldades que os alunos possam vir a apresentar na leitura e interpretação de textos desde os anos iniciais, preparando-os até o ensino médio”, informou o gestor.

Livros estão disponíveis para a comunidade

Ainda de acordo com a coordenadora do evento, além da participação de todos os alunos no projeto de leitura, a comunidade escolar também tem acesso às obras literárias presentes no acervo da escola. “Além de beneficiar os estudantes, nosso projeto também se estende à comunidade, que pode consultar e emprestar as obras literárias que compõem o acervo bibliotecário da escola. É um projeto amplo, que tem nos rendido excelentes frutos”, afirmou Mônica Lima.

Para a estudante do 5º ano da escola, Giovana Mendes, 11, o projeto tem favorecido o seu aprendizado de diversas maneiras. “Quando comecei a participar do projeto, passei a ter mais interesse pela leitura e isso me ajudou em todas as disciplinas, pois a leitura ajuda a mente a se desenvolver e com isso temos mais facilidade em aprender”, citou a estudante.

A mostra contou com a participação da secretária Adjunta de Educação da Capital, Nazaré Vicentim.

Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro atende a um total de 1.150 alunos, matriculados na modalidade de ensino fundamental e médio.