Com o programa Escola da Terra, Seduc capacita professores da rede municipal de Itapiranga

SITE

Na última semana, como parte das ações do programa Escola da Terra, que tem o objetivo de auxiliar as redes municipais de educação no processo de capacitação continuada de professores do interior do Estado, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou uma capacitação com professores que atuam na rede municipal de Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus).

Desde o mês de maio, professores da rede municipal de 24 municípios do Amazonas estão sendo contemplados com a formação através do programa, que além da Seduc, conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e das secretarias de educação em cada município.

Neste ano de 2016, 1,6 mil professores serão capacitados pelo programa. As formações são direcionadas a temas como agricultura familiar; desenvolvimento sustentável; agroecologia; pesquisa como princípio educativo; currículo da escola do campo; práxis docentes na escola do campo; concepção de ensino e pesquisa na formação de professores do campo na Amazônia, entre outros temas relacionados à educação do campo.

Os municípios que estão sendo contemplados com as capacitações são: Alvarães, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Codajás, Itamarati, Itapiranga, Juruá, Manaquiri, Manaus, Nhamundá, Novo Airão, Pauini, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tapauá, Tonantins, Urucará e Urucurituba.

De acordo com o coordenador da Educação do Campo na Seduc, Willas Dias Costa, as capacitações são importantes tanto para a qualificação dos docentes quanto para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

“Esta ação visa oportunizar aos professores um processo de aprendizado inovador, no qual eles têm acesso a novas metodologias, que favorecem o interesse pela pesquisa e melhoram a qualidade do ensino em sala de aula, tornando o aprendizado dos estudantes muito mais eficiente”, afirmou Willas Costa.

Em Itapiranga, as formações contaram com a participação da coordenadora Estadual do Programa Escola da Terra, Silmar Ferreira e do Secretário Municipal de Educação de Itapiranga, José Melquias Josedec Santos.

Escola da Terra – O programa Escola da Terra é uma das ações do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) e tem como objetivos promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas.

O programa desenvolve ações direcionadas às escolas multiseriadas de 1º ao 5º ano, nas quais um mesmo docente, ministra aulas para estudantes de diferentes idades em uma mesma turma.