Com gestão da Polícia Militar, escolas da rede pública estadual são referências na educação do Amazonas

IMG_4498

Disciplina, foco em aprovação e parceria com a comunidade. Esse tem sido o diferencial das escolas públicas estaduais administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e regidas pela Polícia Militar do Amazonas (PM/AM). Atualmente, pela parceria firmada, a Seduc conta com oito unidades de ensino militar instaladas em Manaus, que atendem a mais de 18 mil estudantes.

O regime de parceria entre a Seduc e a Polícia Militar surgiu em fevereiro de 1994, quando o Governo do Estado criou, por meio do decreto nº 15.831, o primeiro Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM). Pelo decreto, ficou determinado que a escola ofereceria ensino aos filhos de servidores militares e à sociedade civil.

Além do CMPM I, localizado no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, a rede pública estadual dispõe das escolas estaduais Marcantônio Vilaça II (CMPM II), no bairro Cidade Nova; Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), no Tarumã e a escola Áurea Pinheiro Braga (CMPM IV), localizado no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste da cidade.

Recentemente inauguradas, a Seduc dispõe ainda das escolas estaduais Professora Eliana de Freitas Morais e Senador Evandro Carreira, localizadas no bairro Santa Etelvina, além das escolas Pedro Câmara, localizada no bairro Santo Agostinho e a escola estadual Coronel Cândido Mariano, instalada no espaço físico da Faculdade Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus.

3-01

Atualmente, pela parceria firmada com a PM, a Seduc conta com oito unidades de ensino militar instaladas em Manaus, que atendem a mais de 18 mil estudantes.

Relevante princípio trabalhado na administração das escolas da Polícia Militar, a disciplina tem relevado ser um dos métodos eficazes, que tem refletido nos índices de aprovação e desempenho dos estudantes, como é o caso do aluno do CMPM IV (Áurea Braga), Kennedy da Silva Chaves, que foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), pelo Sistema de Ingresso Seriado (SIS). O aluno que é filho da merendeira da escola e sempre estudou em colégio público, obteve êxito ao conseguir uma vaga em um dos cursos mais concorridos da instituição.

A preparação dos alunos para as provas de ingresso ao ensino superior tem sido um dos focos das escolas estaduais de regime militar. Na escola estadual Áurea Braga (CMPM IV), por exemplo, o trabalho de preparação é organizado por meio de aulas aos sábados, apostilas com conteúdos específicos para o vestibular e um corpo pedagógico compromissado com o trabalho.

Outro exemplo de compromisso com os estudos é o estudante da escola Waldocke Fricke de Lira (CMPM III), Yuri Macedo, que, em 2014, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A escola participa da competição desde 2013 e vem intensificando o trabalho de preparação dos alunos com o apoio dos professores de exatas da instituição.

4-01

Centro de Lutas da escola estadual Áurea Braga (CMPM IV) é considerado referência no Estado do Amazonas.

Além do desempenho escolar, as instituições educacionais da rede pública estadual gerenciadas pela Polícia Militar têm se destacado também no esporte. Exemplo disso é a escola estadual Áurea Braga (CMPM IV), considerada uma instituição de referência em relação à prática desportiva.

O CMPM IV vem se destacando nas modalidades de lutas, atletismo, xadrez e badminton. A escola possui estrutura para trabalhar esses desportos com os alunos como sala específica para o xadrez, centro de treinamento para o badminton e possuem o Centro de Lutas.

O Centro de Lutas da escola é considerado referência no Estado do Amazonas. Foi implantado em março de 2015 e é voltado para o aprendizado-monitorado de judô, luta olímpica e jiu-jitsu.

Além de incentivar a prática do esporte, um dos objetivos do Centro de Lutas é afastar os alunos da ociosidade e demais consequências, tanto que um dos requisitos para integrarem ao Centro de Lutas é manter alto rendimento em sala de aula e boas médias.

Este projeto escolar do CMPM IV revelou talentos em competição a nível nacional. No ano de 2015, alunas da instituição foram medalhistas de ouro em luta olímpica nos Jogos da Juventude.

As demais instituições também se destacam nas modalidades esportivas como o judô, jiu-jitsu, futebol, futsal, badminton e atletismo.