Com exposição de telas de pintura, estudantes da Educação Especial realizam mostra artística

IMG_2365

Para favorecer a inclusão social de crianças e jovens estudantes da educação especial, a escola estadual Manoel Marçal, localizada no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, promoveu nesta sexta-feira, 6 de novembro, a exposição de seu projeto “Brincando se faz Arte”, reunindo estudantes, professores, pais e comunitários.

Na atividade, alunos com deficiências múltiplas, incluindo síndrome de down e paralisia cerebral, realizaram a exposição de telas de pintura confeccionadas por eles próprios utilizando materiais recicláveis, borrão de café, pó de serragem, dentre outros. A atividade, que é o resultado de oficinas de arte realizadas na escola, contou com a participação de 70 estudantes do turno matutino e vespertino.

De acordo com a gestora da escola estadual Manoel Marçal, professora Aida da Silva, o projeto “Brincando se faz Arte” tem como objetivo desenvolver a aptidão dos estudantes para a arte, trabalhando suas potencialidades e estimulando o desenvolvimento. “Concluindo o trabalho deste ano letivo com uma exposição aberta ao público, apresentamos aos pais e comunitários, parte do trabalho que vem sendo realizado com esses estudantes. A mostra artística, assim como demais projetos desenvolvidos em nossa escola, tem como principal objetivo a inclusão social”, informou a gestora.

Segundo a professora Rosivânia Gomes e uma das coordenadoras do projeto, a atividade teve uma repercussão positiva junto aos estudantes. “Para essa exposição, desenvolvemos pinturas em tela, produzidas pelos próprios alunos, durante as oficinas de arte e tivemos uma integração bastante positiva”, destacou.

Satisfação

Para Jéssica Assunção, mãe de um aluno da escola, as atividades promovidas pela instituição de ensino têm melhorado as habilidades motoras de seu filho, além de facilitar o convívio com outras crianças. “Aqui na escola, tenho encontrado todo o suporte para as necessidades do meu filho, pois o trabalho realizado pela equipe de professores tem facilitado a inclusão dele com outras crianças e o desenvolvimento de suas habilidades. É um trabalho extremamente positivo”, afirmou.

Recém reformada e ampliada pelo Governo do Estado, a escola estadual Manoel Marçal funciona nos turnos matutino e vespertino e oferece atendimento, em 2015, a 70 estudantes com idade entre 6 e 14 anos. A unidade de ensino é referência no segmento de educação especial, desenvolvendo projetos de inclusão, tais como: “Criando e recriando recursos pedagógicos”, “Semana de Arte na Escola” e “Trânsito na Escola”.

Administrada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a escola estadual Manoel Marçal pertence à Coordenadoria Distrital de Educação 1.