Com base nos resultados do Sadeam, professores da rede pública estadual projetam ações pedagógicas para melhoria do ensino

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Para divulgar os resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam) realizado em 2014, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está promovendo, nesta semana, uma ação pedagógica simultânea, direcionada aos professores, em treze escolas estaduais que oferecem a modalidade de ensino fundamental nos anos finais (6º ao 9º ano).

O sistema possibilita um diagnóstico do desempenho individual e coletivo dos estudantes, oferecendo subsídios para uma gestão de qualidade na educação básica. Neste ano de 2015, as provas acontecem em novembro.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc, Vera Lúcia Lima, a ação é extremamente relevante para direcionar os professores quanto ao planejamento de suas atividades em sala de aula. “Estamos visitando as escolas, conversando com os professores do ensino fundamental nos anos finais e apresentando os resultados do Sadeam, mostrando os dados mais esmiuçados, para eles se apropriarem dessas informações e entenderem de que forma podem utilizar esse resultado para direcionar as ações pedagógicas, a gestão da escola, para que se tenha melhorias no processo de ensino-aprendizagem”, explicou Vera.

Nesse primeiro momento, a ação, coordenada pelo Departamento de Políticas e Programas Educacionais e Assessoria Executiva de Avaliação da Seduc, estará direcionada apenas às escolas estaduais de ensino fundamental dos anos finais (6º ao 9º ano). Para as escolas que oferecem ensino fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e ensino médio, a formação acontecerá na próxima semana.

A formação pedagógica, que aconteceu na manhã de hoje, foi voltada para professores das escolas estaduais Diana Pinheiro, Estelita Tapajós, Manoel Rodrigues de Souza, Pe. Luis Ruas, Cecília Ferreira da Silva, Raimundo Holanda, Dom João de Souza Lima, Frei Mario Monacelli, Samuel Benchimol, Sebastião Augusto Loureiro Filho, Leolpodo Neves, Zulmira Bittencourt e Cleómenes do Carmo Chaves.

Segundo o técnico da Gerência de Ensino Fundamental da Seduc, professor Lucas Oliveira, que conduziu as formações nesse primeiro momento, a ação pedagógica teve como foco as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo expandida, posteriormente, para as demais disciplinas trabalhadas no ensino fundamental.

“Através da apresentação dos dados obtidos no Sadeam pelas escolas, os professores terão condições de pensar em projetos, ideias que possam melhorar o condicionamento da escola em relação a esses dados. A continuação da formação será trabalhada por área de conhecimento. Iremos focar primeiramente nos descritores de Língua Portuguesa e Matemática, com base nos resultados do Sadeam e, posteriormente, daremos ênfase às dificuldades apresentadas dentro da escola, abordando as demais disciplinas”, afirmou Lucas Oliveira.

Para a professora de Língua Portuguesa da escola estadual Samuel Benchimol, Nelma Aires da Silva, o momento é relevante por permitir aos professores discutirem e avaliarem formas de melhorar a qualidade do ensino na escola. “Essa ação é muito importante, visto que através desses dados apresentados, temos a oportunidade de conhecer as dificuldades dos nossos alunos e, a partir disso, projetar ações periodicamente a fim de sanar essas dificuldades”, ressaltou a professora.