Com 310 textos inscritos, Ceti João dos Santos Braga promove mostra competitiva de poesia

IMG_2712

Buscando incentivar a prática da escrita junto aos seus estudantes, o Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti João dos Santos Braga, localizado na Rua Curaçau, s/nº, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus, promoveu, nesta semana sua 1ª Mostra Poética. A atividade educativa contou com a inscrição de 310 poesias, com os melhores autores sendo premiados em suas respectivas categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil.

A mostra é um projeto idealizado pelo corpo docente da Ceti, contando com o apoio da Companhia Teatral Fragmentos.

O projeto, conforme a direção da escola, tem como objetivo contribuir com o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, estimular a escrita e leitura correta, despertar o interesse pelas Letras e revelar talentos.

De acordo com o coordenador da atividade na escola, professor Varildo Alves, o projeto tem alcançado seus objetivos e repercutido positivamente junto aos estudantes. “Este é um projeto amplo no qual trabalhamos com a produção literária, incentivando diretamente o hábito da leitura. Para essa primeira mostra, contamos com uma intensa participação dos estudantes, que produziram mais de 300 poemas, o que sinaliza o interesse pela escrita”, afirmou o professor.

Mostra de Poesia também contou com apresentações culturais protagonizadas pelos estudantes do Ceti.

Mostra de Poesia também contou com apresentações culturais protagonizadas pelos estudantes do Ceti.

O professor acrescentou que além de desenvolver o interesse pela leitura e pela escrita o projeto trabalha a interdisciplinaridade. “O principal objetivo desta ação é o estímulo à produção literária, entretanto, a abrangência do trabalho é muito mais amplo envolvendo saberes de outras disciplinas”, disse Varildo Alves.

Além da declamação das poesias finalistas, a mostra escolar contou com apresentações de teatro, dança e música, protagonizadas pelos próprios alunos da escola. Os poemas selecionados para a etapa final foram avaliados por uma banca examinadora formada por um acadêmico do curso de Letras, uma representante da comunidade e uma professora instituição.

Inscrito na mostra, a aluno Samuel Barbosa, 12 anos, estudante do 6º ano do ensino fundamental, destacou a iniciativa da escola ao promover a mostra e também o empenho dos alunos para a realização do evento. “Assim como os demais estudantes participantes, me empenhei para mostrar um bom resultado no meu trabalho. Ver que a minha poesia foi uma das classificadas para participar do concurso me deixa feliz e gratificado”, disse o aluno, acrescentando que a mostra foi importante para mostrar o esforço dos alunos e expor os trabalhos desenvolvidos tanto no segmento da literatura quanto no cultural.

A gestora do Ceti, Ariadne Neves, frisou que eventos desta natureza são importantes por trabalhar de maneira criativa e diversificada os conteúdos ministrados em sala de aula.