Colégio Pedro Silvestre realiza colóquio interdisciplinar em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

PAS_9066

‘Amazônia, Fraternidade e Cidadania – Políticas Públicas e seus desafios’ foi o tema do III Colóquio Cultura e Sociedade

No Dia do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06), o Colégio Brasileiro Pedro Silvestre realizou o III Colóquio Cultura e Sociedade. Com o tema “Amazônia, Fraternidade e Cidadania – Políticas Públicas e seus desafios”, o evento debateu a importância da educação ambiental nas salas de aula.

Com o objetivo de ser um espaço de discussão e reflexão sobre as problemáticas do cotidiano de Manaus, o evento é pioneiro na região Norte por abordar temas polêmicos e atuais, direcionados a estudante do ensino básico da rede pública, como explica o professor Iuri Lima, autor do projeto Colóquio Cultura e Sociedade.

O titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), professor Luiz Castro, assinalou que a sociedade depende do conhecimento científico (Biologia, Física e Química, por exemplo), mas os saberes tradicionais também são indispensáveis para a Humanidade como um todo.

“Hoje, celebramos o dia do aprendizado com a Natureza e o ser humano: nosso corpo é composto principalmente de água, dependemos do meio ambiente para tudo, de respirar até comer. Pequenos atos como fechar a torneira quando não estiver usando ou apagar a luz quando sair do quarto, além de econômico no fim do mês, também é uma forma de preservação”, afirmou.

Semente – A iniciativa do colégio da rede pública estadual foi ressaltada pelo secretário executivo adjunto da Capital, Professor Bibiano. Para ele, a “semente plantada” pelo evento deve ser espalhada para a sociedade em geral.

“Precisamos expandir o Colóquio, característico do novo processo de Educação que estamos implantando, com interdisciplinaridade, trabalho em conjunto da escola. Expandimos junto com o Centro de Mídias (Cemeam), que levou o evento também para as instituições de ensino do interior”, salientou.

Colóquio – Sensibilizar e expandir as possibilidades de aprendizagem dos alunos, dando-lhes oportunidades de refletir e partilhar temas de humanização e de problemáticas próprios do nosso contexto. Esta foi a meta do III Colóquio, que este ano estimulou especialmente o ensino multitemático.

Além da mesa-redonda, realizada pela manhã, o evento contou a Caminhada Cabocla, que partiu do Colégio Brasileiro (Centro) e culminou com uma apresentação cultural no Largo São Sebastião. Todo o evento foi gratuito.

FOTOS: Cleudilon Passarinho/Seduc-AM