Colégio Brasileiro promove campanha de sensibilização para arrecadação de bolsas de sangue

O Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (Seduc) em parceria com o Hemoam deu início, nesta semana, à 2ª campanha escolar de sensibilização e doação de sangue.

A campanha tem por objetivo divulgar a importância social da doação de sangue, atentando para a necessidade das pessoas que aguardam pela oportunidade de transfusão sanguínea, sendo em sua maioria, pacientes em tratamentos operatórios, pós-operatórios, com risco de morte, sobrevida e pessoas internadas por causas diversas.

A iniciativa terá um caráter educativo e a partir das informações divulgadas aos estudantes, buscará superar o número de 200 bolsas, arrecadas no ano passado. Todo material, será encaminhando ao banco de sangue do Hemoam.

A ação social tentará sensibilizar a população escolar quanto à necessidade de se criar o hábito da doação de sangue; incentivar os jovens, e ainda promover a integração entre comunidade escolar, bancos de sangue, hospitais, e outras instituições.

De acordo com o gestor do Colégio Brasileiro, professor Ricardo Henrique, a campanha buscará a mobilização de professores, alunos, familiares e a comunidade em geral. “Como a campanha terá um caráter educativo e informativo, ressaltaremos que para ser doador, é necessário atender a alguns pré-requisitos, como ter entre 18 e 65 anos, ter o peso acima de 50 kg e estar com a saúde perfeita.

Por determinação do Ministério da Saúde, estão vetados de doar sangue aquelas pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou que ainda estão amamentando; pessoas que estão expostas a doenças sexualmente transmissíveis através do sangue, soropositivas, ou aquelas pessoas que por ventura se relacionaram com parceiros desconhecidos sem uso de preservativos.

A campanha chega a sua segunda edição com o propósito de arrecadar mais bolsas que no ano passado. O gestor Ricardo Henrique Soares informou que campanha do ano passado foi a segunda a obter o maior número de doadores na cidade. “A escola quer mostrar sua responsabilidade social e superar a marca do ano passado”, anunciou.