Cetis terão novo padrão arquitetônico

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) em construção no município de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus) inaugura um novo projeto de arquitetura para esse tipo de obra executada pelo Governo do Amazonas.

De acordo com o gerente de Planejamento de Obras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Pascoal Sírio da Silva, a mudança na arquitetura foi uma solicitação expressa do governador Omar Aziz e busca privilegiar a acessibilidade de estudantes especiais. “Uma das mudanças exigidas pelo governador é o aprimoramento do sistema de acessibilidade aos prédios que passa a privilegiar, também, as pessoas com deficiência visual, diferente do projeto antigo que focava mais na acessibilidade de pessoas com outros tipos de limitações físicas”, comenta Pascoal.

Segundo Pascoal, a principal mudança no projeto dos novos Cetis visa melhorar o uso da área de circulação dentro das unidades de ensino. “A rampa que possibilita o acesso dos alunos às salas do segundo piso, por exemplo, ficava no centro da área de circulação. Agora, essa rampa vai para o final do bloco, o que amplia as possibilidades de utilização do espaço central do prédio”, explica Pascoal.

Executada por uma empresa particular – vencedora de licitação – a obra em Iranduba está orçada em R$ 14,8 milhões e é supervisionada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), devendo ser entregue pelo Governo do Estado no segundo semestre de 2013 e terá a capacidade de receber mil alunos diariamente.

Em Iranduba, novo Ceti está com obras adiantadas e deve ser inaugurado no segundo semestre de 2013.

A exemplo dos demais Cetis construídos pelo Governo do Amazonas, a unidade de ensino em construção em Iranduba, além das 24 salas de aulas, possuirá laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, ambiente de mídias, conzinha industrial, refeitório, auditórios, salas para dança e música, sala de arte, gabinete odontológico, enfermaria e salas administrativas.

Conforme o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, até o início do ano letivo de 2014, o número de escolas de tempo integral no Estado saltará de 25 para 70. A meta está inserida no plano de ampliação da rede estadual e melhoria da qualidade de ensino anunciado pelo governador Omar Aziz. “Além de Iranduba, o Governo do Amazonas irá construir novos Cetis em outros nove municípios: Autazes, Borba, Carauari, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Coari, Humaitá, Manacapuru e Presidente Figueiredo”, anunciou o secretário.

O residencial Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, na zona Norte de Manaus, também receberá uma escola de tempo integral no padrão das construídas no interior. Segundo a Seduc, os dez novos projetos estão em fase final de licitação.

Iranduba

Atualmente, muitos jovens de Iranduba se deslocam até Manaus para cursar o ensino médio. Para a coordenadora regional de educação do município, Rose Ebling, o Ceti vai atender essa demanda, impedindo que os adolescentes deixem o convívio familiar.

“O Ceti vai ser muito importante para o município. Principalmente na questão de fixar o homem do interior no interior. Pais que têm filhos estudando em Manaus já estão nos procurando para saber como vai ser o processo seletivo. Eles querem resgatar os filhos que estão em Manaus, pois sabem que a educação aqui vai ser de alta qualidade”, comenta a coordenadora.