Ceti João dos Santos Braga é bicampeão em feira de tecnologia realizada pela UEA

WhatsApp Image 2024-04-29 at 10.20.36(1)

A Academia STEM, organizadora da competição, desenvolve com escolas estaduais a promoção do ensino de engenharia e matemática.

A manhã desta sexta-feira (26/04) foi de comemoração no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, localizado na zona norte de Manaus. A escola sagrou-se bicampeã, na categoria de “Sustentabilidade”, do “Amazon STEM Adventures” (ASAD), projeto vinculado à Academia STEM, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A iniciativa visa desenvolver, incentivar e estimular o conhecimento nas áreas de tecnologia, engenharia e robótica, além de colocar os estudantes em contato com a iniciação científica. 

A Academia STEM realiza atividades tanto para universitários, quanto para alunos do Ensino Médio. No âmbito da rede estadual, a equipe da UEA disponibiliza laboratórios móveis, que visitam as escolas para o ensino de engenharia e matemática. Assuntos como programação de computadores, elaboração de circuitos e sistemas de automação são alguns dos tópicos desenvolvidos nas unidades de ensino.

“A Academia STEM tem o objetivo de atrair novos alunos de Ensino Médio para as engenharias. Todo ano realizamos o ASAD, uma competição que reúne os melhores projetos de tecnologia desenvolvidos em escolas particulares e públicas”, ressaltou o professor Rodrigo Araújo, representante da Academia STEM no evento realizado no Ceti João dos Santos Braga. 

ASAD 2024

Entre escolas públicas e particulares, 15 instituições de ensino apresentaram seus projetos em quatro categorias distintas. O evento, que aconteceu no início deste mês de abril, também ofereceu oficinas de modelagem e impressora 3D, além de programação e circuitos eletrônicos. 

O Ceti João dos Santos Braga apresentou, nesta edição, dois projetos na ASAD. O campeão foi o projeto “Engenheiros do Ceti”, um sistema de automação que identifica quando os ar-condicionados estão prestes a apresentar algum defeito.  Outra iniciativa dos estudantes da unidade foi o projeto “TechHorta”, que promove a irrigação automática em locais de plantação. 

Tutor dos projetos e professor de Química no Ceti João dos Santos Braga, o docente Seigon Xavier destaca a participação intensa dos estudantes na iniciativa, que acontecia no Espaço Maker da unidade de ensino.

“O projeto é muito interessante porque desenvolveu nos alunos a capacidade de autonomia e terem contato com a iniciação científica. Usamos nos projetos placas de arduíno, plataformas de programação, o programa Tinkercad (simulação de modelagem 3D). Foi muito positivo”, destacou o docente.

Apresentação do projeto “TechHorta”
FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Novos horizontes

Há dois anos em desenvolvimento no Ceti João dos Santos Braga, o projeto Academia STEM já cumpriu seu propósito entre participantes da iniciativa na unidade de ensino. Para o aluno finalista Wanderley Porto, de 17 anos, o contato com a iniciação científica na escola foi essencial para a definição do seu curso superior: o de Engenharia Mecânica. 

“Até o ano passado, eu não sabia se queria ou não fazer uma faculdade. Não tinha conhecimento em tecnologia. Aprendi no projeto diversos tópicos que me ajudaram na escolha do meu futuro, e com a experiência, hoje quero cursar Engenharia Mecânica”, compartilhou o aluno.

No último ano, o Ceti João dos Santos Braga também foi campeão da ASAD, com o projeto “Tucupi TEC”, que resultou em sensores destinados aos pontos de entrega voluntária (PEV) de lixo. O sensor é capaz de identificar a quantidade de lixo sólido em cada embalagem, para, desta forma, possibilitar a melhor estratégia de descarte para cada um deles. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

TEXTO: Luiggi Bacelar