Ceti de Parintins classifica 82 estudantes para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Física

Projeto científico escolar tem auxiliado a preparação dos alunos

Ao alcançar a pontuação necessária nas provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física, 82 estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, localizado no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), foram classificados para a segunda fase da competição, que acontecerá em agosto desse ano. O resultado foi divulgado na última semana pela comissão organizadora do evento nacional.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a competição escolar tem como principais objetivos: despertar o interesse pela disciplina de Física, proporcionar desafios aos estudantes, além de descobrir talentos que possam seguir carreiras científico-tecnológicas.

Direcionada a estudantes do 8º e 9º anos (ensino fundamental) e de ensino médio de todo o Brasil, a Olimpíada de Física teve início no dia 21 de maio, com a aplicação das provas da primeira fase. A segunda e terceira fases estão agendadas, respectivamente, para os dias 15 de agosto e 10 de outubro.

De acordo com a gestora do Ceti, professora Francimary Macedo, o expressivo número de estudantes classificados para a segunda fase evidencia o talento dos jovens e o compromisso da instituição de ensino.

“Em nossa escola, incentivamos cada vez mais a participação dos jovens em competições educativas, pois é uma forma de testar os conhecimentos adquiridos. Estamos muito satisfeitos com esse resultado prévio e sabemos que temos todas as condições de chegar ao final da competição com um bom número de medalhistas”, citou a gestora.

Preparação

Segundo professora Francimary, através do projeto “Precipitação, Temperatura e Umidade Relativa do ar no bairro São Vicente de Paula e adjacências”, financiado financiado pelo Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), os estudantes têm sido preparados para a competição nacional.

“Além de reforçarmos as ações de pesquisa, para a segunda fase da Olimpíada, iremos intensificaras oficinas preparatórias com os principais conteúdos dessas avaliações, como noções de geometria espacial, leis de Newton e suas aplicações, eletromagnetismo, noções básicas de gravitação, entre outros”, ressaltou a educadora.

A lista com os candidatos classificados para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Física pode ser acessada no eletrônico http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2015/.

O Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, de Parintins, é uma das 54 escolas públicas estaduais do Governo do Estado administradas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).