Centro de Mídias transmite lançamento do programa de vacinação contra câncer de colo de útero

Para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, o governador Omar Aziz fará nesta sexta-feira (8) o lançamento do Programa de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A solenidade será transmitida, via satéite, para todo o Amazonas pelo Centro de Mídias da Seduc.
 
Com o Programa de Vacinação, o Amazonas é o primeiro Estado da federação a oferecer gratuitamente a vacina, hoje disponível somente em clínicas particulares. A meta do programa, realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus, é vacinar, no primeiro momento, mais de 90 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos na capital e no interior.
 
Na ocasião do lançamento, que contará com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto, também será anunciada a criação da Secretaria Executiva de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Governo do Estado (Segov).
 
Ainda nesta sexta-feira, o governador deverá encaminhar para votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) os Projetos de Lei com as propostas de criação do programa de vacinação e da nova secretaria.
 
O principal objetivo do programa é prevenir o câncer de colo de útero, o tipo mais frequente de câncer entre a população feminina do Estado e também da região Norte, enquanto em outras regiões predomina o de mama. O Amazonas é o primeiro Estado do País em prevalência da doença. 
 
O Human Papiloma Virus (HPV) ou Vírus do Papiloma Humano (em português) está presente em 90% dos casos de câncer de útero registrados no Estado. “A vacinação vai representar um passo significativo na prevenção dessa doença e, alongo prazo, até levar à sua erradicação”, destacou o governador, ao ressaltar que, como a medida está embasada em Lei Estadual, a vacinação será permanente.
 
A campanha de vacinação, de acordo com o governador Omar Aziz, inicia num prazo de 60 dias. O público alvo são meninas de 11, 12 e13 anos matriculadas nas escolas da rede pública estadual e municipal de ensino e também da rede particular. 
 
Levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta que 90.040 estudantes do sexo feminino estão nesta faixa etária no Estado, sendo 56.132 na capital e 33.908 no interior. Para o lançamento do programa, deverão ser adquiridas 270,1 mil doses da vacina, considerando que o esquema de imunização prevê três doses.