Centro de Mídias leva as programações da Semana de Ciência e Tecnologia para todo o interior

Teve início nesta quinta-feira (20), a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas. Como entidade parceira e co-promotora do evento, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) possibilitará – por meio do Centro de Mídias de Educação – que as atividades programadas cheguem a todos os municípios do interior do Estado. No Amazonas, a ‘Semana’ é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).
 
Conforme programação, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas fará a transmissão via satélite de dez palestras temáticas, as quais serão recebidas, em tempo real, por 27 mil alunos de todos os municípios do interior.
 
As transmissões acontecerão diariamente e as palestras serão ministradas por especialistas, que tratarão sobre “Aquecimento global”, “Química e Meio Ambiente”, “Campanha sobre pesca proibida”, “Piscicultura como alternativa ao desmatamento”, “Desenvolvimento sustentável e frutas nativas da Amazônia”, “Práticas populares de educação em Saúde” e “Manejo conservacionista do solo”. Todas as palestras farão referência ao tema central da Semana: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.
 
 
Para o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, a proposta da 8ª Semana de Ciência e Tecnologia é estratégica para o desenvolvimento regional e a participação do Governo do Estado e da Seduc com a transmissão das atividades via Centro de Mídias permitirá a integração de todos os municípios.
 
“A Semana de Ciência e Tecnologia já um evento consolidado e nesta época mobilizamos toda a rede educacional para participar das atividades. Com a entrada do Centro de Mídias, possibilitaremos que, além da capital, aproximadamente 27 mil estudantes do interior também tenham acesso às inúmeras programações. A inclusão do interior do Estado representa um salto de qualidade sem precedentes”, afirmou o secretário Gedeão Amorim.  
 
De acordo com a organização do evento, além das transmissões via Centro de Mídias, o interior do Amazonas também é contemplado com atividades presenciais, que já estão sendo realizadas desde o último dia 17 de outubro nos municípios de Coari, Itacoatiara, Tefé e Tabatinga.  
 
Em Manaus
 
Em Manaus, os estudantes e a sociedade em geral podem participar das atividades da Semana, tendo acesso, até o próximo sábado, a Parque de Exposições que foi montado no Clube do Trabalhador (Sesi), localizado na Alameda Cosme Ferreira, nº 7399, bairro São José 1.
 
 
No local, a Seduc também está participando das exposições com um estande temático, divulgando as ações realizadas pelo Governo do Estado nas áreas de Educação Especial, Inclusão Digital e Iniciação Científica.