Censo escolar no Amazonas será informatizado

No lançamento oficial do censo escolar da educação básica, ontem (dia 28), o secretário de Estado de Educação, Gedeão Timóteo Amorim, informou que neste ano de 2008, o processo será totalmente informatizado. Segundo o secretário, o implemento da tecnologia vai permitir maior velocidade ao processo e garantir precisão nos dados obtidos. “Aprimoramos nossos métodos e vamos utilizar a tecnologia para garantir a exatidão dos dados estatísticos”, anunciou o secretário.

De acordo com ele, o Governo do Estado ampliou o Sistema Informatizado de Gestão Escolar (Sigeam) para todas as escolas da Seduc e o sistema vai ser utilizado no recenseamento escolar. “O Sigeam é uma plataforma tecnológica criada pelo Governo do Estado que armazena e atualiza diariamente os dados estatísticos de nossas escolas. Esse sistema foi ampliado para todos os municípios do interior e vai dar grande agilidade ao censo realizado no Amazonas”, destacou Gedeão Amorim.

O secretário lembrou que antigamente os dados educacionais eram obtidos manualmente a partir do preenchimento de dezenas de relatórios e disse que a utilização das novas ‘ferramentas tecnológicas’ no censo, é um grande avanço para o Estado. “O Amazonas é um Estado de dimensões continentais e para vencer todas as distâncias, era necessário que o censo fosse realizado de uma maneira mais moderna. Dessa forma, a Seduc se planejou e daremos início a um processo diferenciado”, disse Gedeão Amorim.

Em reunião com cerca de 300 gestores de escolas públicas e privadas do Amazonas, ontem (dia 28) no auditório do Colégio Dom Bosco, o secretário apontou que o censo escolar é de suma importância, uma vez que os dados estatísticos garantem o repasse de verbas em programas do Governo Federal e, eles definem a demanda educacional a ser atendida. “Os números vão apontar quantos livros didáticos devemos adquirir, qual o repasse para merenda e para o transporte escolar, dentre outras ações”, finalizou Gedeão. 

A gerente do setor de estatística da Seduc, Silvana Moraes, mencionou que a partir deste ano, por determinação do Governo Federal, todas as escolas privadas deverão participar obrigatoriamente do censo. A obrigatoriedade foi estabelecida por meio do Decreto nº 6.425, de 04 de abril de 2008.

A gerência de estatística da Seduc é quem coordena o trabalho de formação e é ela a responsável pelo gerenciamento do censo escolar de todas as instituições de ensino do Amazonas, inclusive as da rede particular.