Cejas promovem 1ª edição de jogos escolares de jovens e adultos

Educação_1º Jogos Escolares dos CEJAs_Foto_Eduardo Cavalcante_01

Iniciativa busca fomentar a parceria e integração entre estudantes da EJA, por meio do desporto escolar

O clima de alegria e competição saudável marcou a cerimônia de abertura da primeira edição do “Interceja”, jogos escolares que reuniram alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Jacira Caboclo e Ceja Paulo Freire, ambos localizados na zona centro-sul de Manaus. A competição foi marcada por disputas em quatro modalidades esportivas, sendo elas: futsal masculino, queimada mista, dominó e tênis de mesa.

Segundo a diretora do Ceja Jacira Caboclo, Francinete Serrão, a realização do “1º Interceja” incentiva a integração entre as escolas. Esta primeira competição contou com o apoio de alunos do 8º período, do curso de Educação Física, da Fametro, que ficaram responsáveis pela arbitragem dos jogos.

“É fundamental que, por meio do esporte, os alunos se sintam inseridos, pois ele desenvolve habilidades de cooperação, socialização, espírito de liderança e respeito”, afirmou a diretora.

Segundo a professora de Educação Física, Amanda Marques, os jogos são ferramentas de inclusão entre os jovens e adultos, inserindo, também, os alunos com deficiência. 

“Temos a participação da atleta Ana Clara Lima, portadora de Transtorno Espectro Autista (TEA), na modalidade de queimada. O esporte tem sido uma ferramenta inclusiva de socialização para Ana, que apresenta desenvoltura na competição”, exemplificou a professora.

Aluno do Ceja Jacira Caboclo e goleiro do time de futsal, Renan Oliveira, contou que a escolaestá sempre de portas abertas para os estudantes que queiram retornar às salas de aula, mesmo que achem tardio.

“A escola desenvolve ações e projetos criativos, como os jogos escolares. Para mim, é muito gratificante voltar à sala de aula e participar dos jogos”, pontuou o estudante. 

Fotos: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar