Carteiras de Trabalho serão emitidas em escolas de Ensino Médio de Manaus

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Amazonas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciará, no mês de agosto, o processo de emissão de carteiras de trabalho em escolas públicas.

Inicialmente o trabalho será realizado em escola estaduais de Manaus, beneficiando estudantes do 3° ano do Ensino Médio. A intenção da parceria é atender uma escola por dia, de onde os alunos já sairão com o documento em mãos.

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho, a iniciativa pretende facilitar a entrada legal dos jovens amazonenses no mercado profissional, tendo em vista que, em muitas vezes, por razões burocráticas, o ingresso ocorre de maneira ilegal. “Organizamos esta ação pois queremos evitar esse procedimento”, informou o superintendente regional de Trabalho, Alcino Vieira, em reunião com o secretário de Educação do Amazonas, professor Gedeão Amorim (foto).

A ação inédita no Amazonas, conta com a parceria da Seduc e o cronograma de atendimentos está sendo concluído pelo Departamento de Gestão Escolar do órgão (Degesc/Seduc).

Conforme planejamento preliminar o ‘mutirão’ de atendimentos está previsto para iniciar no mês de agosto e acontecerá em 100 escolas da rede pública estadual da capital, sendo 14 escolas do Distrito 1 (área central da cidade), 13 escolas do Distrito 2 (zonas sul e centro-sul), 14 escolas do Distrito 3 (zonas oeste), 10 escolas do Distrito 4 (zonas oeste e centro-oeste), 20 escolas do Distrito 5 (zona leste) e 29 escolas do Distrito 6 (zona norte).

Segundo o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, a proposta inicial do projeto é atender, em 2011, aproximadamente 25 mil estudantes da rede pública estadual. “Atendemos prontamente a solicitação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado do Amazonas por acreditar que a parceria será muito proveitosa, pois garantirá aos estudantes do Ensino Médio maior segurança no processo de busca pelo primeiro emprego”, observou o secretário.