Capacitação na área de ‘Alfabetização e Letramento’ atenderá mais de 3 mil professores

Objetivando o aperfeiçoamento contínuo dos educadores da rede pública, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), iniciou neste sábado (9) a capacitação inicial do curso “Alfabetização e Letramento: Conhecer, Refletir e Intervir”. A formação beneficiará mais de 3 mil professores de Ensino Fundamental da rede pública estadual.
No sábado, os trabalhos foram iniciados com a capacitação dos 170 tutores que coordenarão os trabalhos em todos os 62 municípios do Amazonas. Realizada no auditório do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), a formação contou com a participação do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim e da coordenadora geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), Edna Borges.
Realizado em parceria com o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Além de oportunizar aos professores o complemento de sua formação, o curso, conseqüentemente, auxiliará os estudantes na busca por melhores desempenhos, tendo como foco a Prova Brasil e a Provinha Brasil.
Na abertura dos trabalhos, o secretário de Educação Gedeão Amorim explicou que o curso beneficiará diretamente 3.089 professores de Ensino Fundamental. “A formação contará com assessoria pedagógica da Universidade Federal de Minas Gerais e oferecerá subsídios para que os professores do Amazonas desenvolvam suas atividades com maior embasamento, tendo como foco a qualidade no ensino e a preparação dos alunos para a Prova Brasil”, apontou Gedeão Amorim.
A coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC, Edna Borges, destacou a iniciativa do Governo do Amazonas e lembrou que a formação continuada de professores é uma das estratégias que assegura a obtenção de metas educacionais. “Atividades como esta, promovida no Amazonas, interferem positivamente na qualidade do ensino e motivam os profissionais a buscar novos métodos de ensino”, citou.
Motivação
Pedagoga da escola estadual Professora Rosa Cruz, no município de Benjamin Constant (distante 1.116 quilômetros de Manaus), a professora Maria Socorro Cardoso, 39, disse que o curso oportunizará a troca de experiências entre os profissionais da área e levará os docentes à busca por novas metodologias, visando o sucesso dos estudantes do Ensino Fundamental nas avaliações do MEC.
“Em Benjamin Constant estamos trabalhando de forma intensa na preparação para a Prova Brasil. Temos a expectativa de que este curso aponte caminhos para alcançarmos os melhores resultados possíveis”, disse a pedagoga, ressaltando que para atingir as metas, sua escola trabalha com aulas de reforço, projetos interdisciplinares e planos pedagógicos.
3 mil professores capacitados e 120 mil alunos beneficiados
 
A abertura do curso, no último sábado (9), contou com palestra ministrada pela professora Doutora Francisca Izabel Pereira Maciel (UFMG). O evento, segundo a Seduc, terá continuidade na semana de 11 a 16 de julho, sendo realizado na Faculdade de Educação da Ufam (Faced), contando com palestras das professoras Lúcia Barros, Ludmila Coimbra, Maria Flor Benfica, Mirian Chaves e Sulamita Nagem, todas professoras formadoras do Ceale/UFMG.

A etapa inicial da formação será direcionada a 170 educadores (tutores do programa), sendo 48 da capital e 122 do interior do Amazonas. Após a formação, os profissionais atuarão na propagação da formação continuada que atenderá 3.089 professores, beneficiando, diretamente, mais de 120 mil estudantes da rede pública do Amazonas.