Amazonas realiza audiência pública sobre o Plano Estadual de Educação

IMG_0216

Aproximadamente mil pessoas reuniram-se nesta sexta-feira para discutir a aplicação do Plano e propor melhorias para a educação desenvolvida no Amazonas

Para reforçar e consolidar as discussões sobre o documento-base do Plano Estadual de Educação (PEE), que define 21 metas para melhorar a qualidade da educação no Amazonas, o Fórum Estadual de Educação promoveu na manhã desta sexta-feira (29), uma audiência pública. Realizada no Studio 5 Centro de Convenções (Av. General Rodrigo Otávio, Distrito Industrial) a audiência reuniu aproximadamente mil participantes, entre professores, técnicos em educação, graduandos, estudantes da educação básica, pais de alunos, representantes de entidades civis e população em geral.

Em um trabalho coordenado pelo Fórum Estadual de Educação, do qual 37 instituições amazonenses fazem parte, este plano terá vigência de dez anos e pretende impulsionar, garantir o acesso e aprimorar a educação que é desenvolvida no Amazonas, de modo a assegurar melhorias para estudantes, graduandos, professores, técnicos educacionais e sociedade em geral.

Além de uma ampla consulta pública realizada entre os dias 13 e 23 de maio do ano corrente no portal da internet www.pee.am.gov.br , antecipando-se à audiência, as instituições que compõem o fórum organizaram no último dia 19 o “Dia D” de estudo e debates sobre as 21 metas propostas.

IMG_0181

Neste “Dia D”, juntamente com as 36 instituições parceiras, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) organizou um amplo debate em todas as 586 escolas públicas estaduais da capital e do interior, ocasião em que professores estudantes, gestores, pais de alunos, servidores públicos, representantes da sociedade civil e comunitários tiveram a oportunidade de conhecer as metas indicadas no documento-base do llano e sugerir estratégias para compor o documento final.

De acordo com o representante da Seduc e presidente-substituto do Fórum Estadual de Educação, professor Brás Melgueiros, a audiência é a concretização das discussões e propostas apresentadas ao longo do processo. “Todas as propostas e estratégias para a melhoria das metas que compõem o documento-base e da educação como um todo foram  sistematizadas a partir das discussões do último dia 19 e das sugestões apresentadas pela população na consulta pública realizada via internet. Hoje, com essa audiência pública, estamos finalizando essa ação, cujo objetivo é enriquecer o documento final para a formatação do nosso Plano Estadual, que será encaminhado para análise, votação e aprovação da Assembleia Legislativa do Estado”, explicou Brás Melgueiros.

IMG_0213

O documento-base engloba melhorias na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação especial, educação de jovens e adultos, ensino profissionalizante, ensino superior, pós-graduação e a valorização e qualificação dos profissionais. O documento tem estratégias regionalizadas, mas funcionará de forma integrada em todo o país.

Participação popular

Membro do Fórum Estadual de Educação e representante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a professora Vanderlete Silva, ressaltou que esse é um momento histórico para o Estado do Amazonas. “Esse é um marco histórico em nosso Estado. Todo esse processo foi muito relevante porque houve de fato a participação popular, seja com as escolas abrindo suas portas para a comunidade no último dia 19, ocasião única na história do Amazonas, seja com a consulta pública através do site do PEE, onde quem teve interesse, teve a oportunidade de participar, indicando suas propostas e sugestões”, ressaltou Vanderlete Silva.

IMG_0143

Melhorias na Educação

A professora da escola estadual Profª. Adelaide Tavares de Macedo, Elisângela Vieira destacou a importância da construção do Plano para a educação no Estado. “Esse momento é histórico para a educação, pois a população foi consultada, o que mostra que existe realmente uma intenção de aprimoramento. Na nossa escola, houve a participação efetiva de pais, alunos e servidores e todos tiveram a oportunidade de opinar e propor soluções para a melhoria da qualidade do ensino, de acordo com a nossa realidade”, enfatizou a professora.

Para a professora da escola estadual Francisca de Paula de Jesus Isabel, Nitrakry Leveau, as metas propostas no Plano Estadual de Educação serão importantes para a melhoria da qualidade da educação no Amazonas. “Acredito que esse Plano irá melhorar a educação como um todo nesses dez anos que estará em execução. Se realmente essas metas e estratégias forem colocadas em prática, haverá um avanço significativo na educação em nosso Estado”, ressaltou a professora Nitrakry.