Alunos recebem premiação na fase final do Projeto Rede de Letras da SEDUC

WhatsApp Image 2018-12-03 at 15.03.42

Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais da capital participaram da fase final do II Concurso do Projeto Rede de Letras da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM), realizado por meio da Gerência do Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais. O projeto acontece desde 2013 e neste ano premiou os alunos em quatro categorias.

O evento aconteceu no Cine Teatro Aldemar Bonates do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, bairro de Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus, nesta última sexta-feira dia 30. E envolveu mais de 80% das escolas da capital.

Fase Final do Concurso – Na final do concurso foi dividido em quatro gêneros textuais e por série. Para os alunos do 1º ao 3º ano a categoria foi sobre “Parlenda”; os estudantes do 4º e 5º ano trabalharam o “Curta-metragem”; para alunos do 6º e 7º ano, ensino regular, do projeto avançar – fase 3 e 4 e do Eja 1º segmento fase 2 a categoria que concorreram foram a “Reportagem”; o quarto  gênero teve como tema  “Teatro”, que ficou sob o comando dos alunos do 8º e 9º de ensino regular, Eja 2º segmento fase 1 e 2.  

“Foi um trabalho árduo, mas  o resultado obtido superou todas as nossas expectativas e sem dúvida, valeu muito a pena cada esforço que fizemos. Posso dizer sem medo de errar que o Projeto Rede de Letras atingiu todos os objetivos a que foi proposto”, destaca a coordenadora do projeto, Ozeli Martins Sarmento.

Objetivo – Ozeli explica que o objetivo do concurso é motivar a leitura das obras contempladas pelo projeto e incentivar a produção de novos gêneros textuais, desenvolvendo nos alunos habilidades que vão muito além do simples ato de ler, proporcionando a eles a ampliação de suas competências leitoras, capacitando-os a recriar outras obras a partir daquela que lhe serviu de base, favorecendo, assim, um melhor desempenho em leitura, seja no âmbito da oralidade, da escrita ou da interpretação.

“O  prêmio maior que os participantes receberam foi, sem dúvida,  a ampliação de seus conhecimentos”, conclui Sarmento.

Vencedores – Os alunos, junto aos professores-orientadores que conquistaram o primeiro lugar receberam uma coletânea de livros, tablet, troféu, medalha e certificado.

 

Os vencedores por categoria foram:

Categoria 1: Parlenda, 1º ao 3º ano Ensino Fundamental

  • Escola Estadual Professor Ernane Nascimento Simão.

Categoria 2: Curta-Metragem, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

  • Escola Estadual Isaac Benayon Sabba

Categoria 3: Teatro, 6º e 7º ano, ensino regular, do projeto avançar – fase 3 e 4, do Eja 1º segmento fase 2

  • Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista.

Categoria 4: Reportagem, 8º e 9º de ensino regular, Eja 2º segmento fase 1 e 2

  • Escola Estadual Olga Falcone.

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”107″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails”]