Alunos e Professores de Escolas Estaduais participaram do segundo modulo da formação realizado pela SEDUC em parceria com a UEA

Formação Continuada (2)

Com a participação de 11 escolas estaduais de Manaus, o segundo módulo do projeto que contempla a formação continuada para professores de Ciências (6° ao 9° ano do Ensino Fundamental), foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A formação aconteceu no dia 23 de abril e teve encerramento no dia 27, no Parque Estadual Sumaúma, localizado na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.

A coordenadora de Ciências pela SEDUC, professora Michele Costa, explica que o intuito do segundo modulo foi realizar uma aula de ciências num espaço não-formal, ao ar livre, em uma área verde, onde os alunos pudessem percorrer uma trilha, tendo contato com a natureza de forma divertida e aventureira.

“A formação continuada é importante para o currículo do professor, para a dinâmica das aulas, levando ao aluno a outro patamar aliando teoria a prática. Fazendo com que tenha contato com o ambiente fazendo todo aquele trabalho de educação ambiental, conscientização, conversação dos recursos, desenvolvendo nos alunos um pensamento sustentável e os professores incentivam para que eles transmitam aos familiares o conhecimento e motivem para conhecerem os locais”, destaca Michele.

Módulos – A formação é um projeto que acontece em três módulos, no período de dezembro de 2017 a junho de 2018, com o tema “Espaço de Educação não-formal Amazônico: Possibilitando desafios na formação de professores de Ciências Naturais”. O primeiro modulo aconteceu no Parque Municipal do Mindu, no mês de dezembro de 2017, o terceiro e último modulo está previsto para acontecer no Bosque da Ciência.

A professora da Escola Estadual Professor Roberto dos Santos Vieira, Domingas Deogado, falou da experiência da formação. “É uma oportunidade de trazer os alunos nesse espaço e alguns deles nem conheciam, e agora podemos levá-los a desenvolver uma sensibilidade de cuidar e preservar o meio ambiente”, disse.

Escolas – Participaram  representantes de 11 escolas (professores e alunos) que foram ao Parque Estadual Sumaúma em uma aula diferenciada e muito esperada. Participaram durante a semana: Escola Estadual Professora Diana Pinheiro, Escola Estadual Paula Ângela Frassinetti, E. E. Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, E. E. Olga Falcone, E. E. Benjamin Magalhães, E. E. Fueth Paulo Mourão, E. E. Manuel Rodrigues de Souza, CETI Elisa Bessa Freire, E. E. Zilda Arns Neumann, E. E. Professor Roberto dos Santos Vieira e a E. E. Professor Júlio César de Moraes Passos.

Os alunos realizaram uma caminhada pelo parque e em determinados pontos os professores paravam e mostravam a natureza, exemplificando o que haviam falado em sala de aula e partindo para a prática.

O aluno Gleyton Ferreira Santos falou da aula prática ao ar livre  e ressaltou que aprendeu mais de perto sobre o meio ambiente e a natureza. “Eu achei muito legal, porque estudar de forma prática eu aprendo cada vez mais. Hoje aprendemos sobre as rãs, sapos, pererecas, como nascem, sobre os venenos…”, disse.

“Na trilha desperta o olhar aguçado dos alunos, eles conseguem observar os insetos, diferenciar a fauna, a flora do local, com olhar cientifico e investigativo alinhando os conteúdos de sala de aula com o que é visto nas atividades práticas”, concluiu a professora Michele Costa.