Alunos de Novo Airão produzem instrumentos musicais de brinquedo com material reciclado e criam ‘bandinha’ escolar

WhatsApp Image 2019-06-06 at 09.59.38 (1)

Instrumentos e diversos objetos lúdicos foram desenvolvidos durante as atividades da Semana do Meio Ambiente

Latas de leite, garrafas PET de refrigerante, fitas adesivas e muita criatividade. Foi assim que os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) Joaquim de Paula, em Novo Airão, montaram os instrumentos da bandinha musical para apresentar aos colegas. A atividade faz parte da programação especial da Semana do Meio Ambiente realizada na escola, além de outras atividades temáticas.

Com o tema do “Lixo ao Luxo”, os 280 alunos do ETI foram desafiados a criar novos itens a partir de produtos que seriam descartados, segundo o gestor da instituição de ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), Nibson Antunes Ferreira.

“Todas as atividades anteriores, em nossa escola, serviram para mostrar às crianças que o lixo produzido em casa poderia ser transformado em qualquer coisa, até obras-primas. Uma pequena turma usou materiais, como latas, e os transformou em tambor, caixinha e reco-reco. Uma verdadeira banda!”, explicou o gestor.

Seis meninas da segunda série do Ensino Fundamental juntaram-se em um grupo de trabalho e resolveram fabricar instrumentos musicais. Com latas de leite, um cabo de colher de pau, duas latas de achocolatado pequeno, pedras e areia, as estudantes fundaram uma bandinha musical. Em seu primeiro show, elas apresentaram os objetos um a um e cantaram o clássico “Borboletinha”.

Lúdicos – Os alunos também usaram outros materiais, como isopor, para criar novos brinquedos. Maquetes de casas e de supermercados, além de um campinho de futebol de botão e cofres em estilo porquinho foram fabricados a partir de itens que seriam descartados.

Dentre outras produções lúdicas, o destaque ficou com um esqueleto humano em tamanho ‘natural’ (cerca de um metro de altura). Feito com rolos de papel higiênico e papel toalha, o rosto foi completado com cartolina branca e recortado a mão. Uma malha de TNT preto envolveu um isopor, que foi utilizado para ‘segurar’ o esqueleto e salientar o ‘raio-x’.

Cinema Verde – A Escola realizou diversas atividades tanto para os alunos quanto para a população em geral, durante toda a semana. No Dia do Meio Ambiente (celebrado na última quarta-feira, dia 5 de junho), a instituição de ensino distribuiu mudas, de forma gratuita, para a comunidade que prestigiou o evento.

Para os estudantes e professores, foi apresentado o Cinema Verde. “Trabalhamos a sensibilização sobre as questões ambientais, por meio de curtas-metragens, desenhos animados e reportagens. As sessões tiveram pipoca para acompanhar e, em todos os momentos, tivemos a parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e voluntários do ICMBio”, ressaltou o gestor.