Alunos de escolas estaduais participam de mostra de alimentação saudável

IMG_7826

A criatividade e a descontração marcaram as apresentações de alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas estaduais, na manhã desta quinta-feira (23), durante a I Mostra de Alimentação Saudável, realizada pela Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 04), na Escola Estadual Irmã Adonai Politi,  localizada na avenida Brasil, Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus.

O evento teve a finalidade de incentivar a redução do consumo de alimentos industrializados e valorizar os alimentos saudáveis nas escolas. A Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (SEDUC-AM), por meio da CDE 04, vem realizando atividades como palestras, oficinas e orientações diárias voltadas para orientar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável, propiciando aos alunos uma melhor qualidade de vida.

Participação – A Escola Estadual Irmã Adonai Politi apresentou um musical com o tema “O trem das frutas”, que mostra a importância do consumo de frutas, legumes e verduras. Segundo a gestora da escola, Maria da Conceição Saraiva, foram realizadas ações para incentivar mudanças na vida dos alunos.

“Através do trabalho didático em sala de aula nossos professores trouxeram frutas, até mesmo produtos que os alunos não conheciam. As frutas regionais são uma constante na merenda escolar. O Governo do Estado utiliza a produção regional na merenda nas escolas. Algumas crianças estavam com peso acima do ideal, com colesterol alto, diabetes, então a gente chamou os pais para conscientizá-los da importância da alimentação saudável para seus filhos”, explica a diretora.

Na Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá, o projeto tem o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar da importância do consumo de alimentos saudáveis. Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental se caracterizaram das frutas que eles mais gostam na merenda da escola, como açaí, banana e abacaxi, destacando seus benefícios.

Explorar as cores através dos alimentos foi uma das iniciativas da Escola Estadual Olavo Bilac. Ao realizar palestras com os pais dos alunos, a mostra destacou as características e os benefícios da melancia, do abacaxi e do açaí.

“A iniciativa se deu durante as nossas observações nas escolas onde os alunos traziam muitos alimentos artificiais para consumir durante a merenda escolar. São alimentos artificiais que fazem mal e que podem prejudicar no futuro a saúde desses alunos. Sabemos que é a partir da infância que inicia os hábitos alimentares, os bons hábitos de promoção de saúde, por isso, a escola é um ambiente muito propício para desenvolver essas atividades”, explica a nutricionista Valéria Favacho, que coordenou o evento.

Valéria destaca que o trabalho está sendo feito para alcançar as 35 escolas da CDE 4 com o projeto da alimentação saudável. No final do evento, houve degustação dos alimentos expostos pelos participantes.