Alunos de escola estadual no Careiro participam de aulas práticas de agricultura

Educação_Estudantes fazem parte do Curso Técnico em Agricultura, itinerário formativo do Novo Ensino Médio - Foto Divulgação-Acervo Pessoal

Atividade integra Curso Técnico em Agricultura, itinerário formativo do Novo Ensino Médio

Alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no município do Careiro (a 88 quilômetros de Manaus), participaram de uma atividade de campo voltada para a produção de melancia. A iniciativa integra as atividades do Curso Técnico em Agricultura, itinerário formativo do Novo Ensino Médio (NEM), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, desenvolvido em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), e que envolve alunos da 3ª série do Ensino Médio.

A aula prática ocorreu em uma área agrícola nas proximidades da rodovia AM-354 (Estrada de Manaquiri). Os alunos do curso técnico participaram de um dia de instruções no campo sobre as etapas do manejo da produção de melancia.

Durante a aula prática, que aconteceu no final de março, os alunos aprenderam a fazer o preparo do solo com adubação, abriram as covas para o plantio de mudas com implementos agrícolas, fizeram a semeadura e transferência de mudas no terreno de plantio. Todo o processo foi monitorado pela professora Bruna Bárbara, instrutora do Cetam, sob supervisão do diretor do Ceti, Wendrey Neves, e do produtor Isley Queiroz.

Segundo o aluno Adriel de Souza Lima, 17, as atividades são importantes para os estudantes terem uma base técnica de como funciona o dia a dia no campo. Segundo o jovem, a agricultura faz parte do seu meio e se identifica, naturalmente, com a agricultura.

“Minha família trabalha na agricultura desde cedo, com a produção de banana e mandioca, que usamos para venda e consumo próprio. O conhecimento que adquiri durante o curso vai me ajudar a ter uma base quando eu for fazer faculdade de Agronomia”, afirmou Adriel.

A aluna Ester Soares, 17, ressaltou que as aulas práticas desenvolvem a capacidade dos alunos e proporcionam uma visão mais ampla. A jovem, que pretende cursar medicina veterinária, contou que seu avô, ainda na juventude dele, começou a trabalhar como agricultor e há 30 anos passou a ser dono das próprias terras, onde, até hoje, segue planta e repassa os conhecimentos para filhos e netos.

“Colocamos na prática os ensinamentos de como analisar o solo e o clima antes de fazer o plantio, a fazer as covas, a aplicação correta dos adubos e verificar a quantidade certa de calcário para não alterar o produto”, compartilhou Ester.

O diretor do Ceti, Wendrey Neves, destacou a parceria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar com o Cetam e acrescentou que a formação técnica agrega à grade curricular dos alunos.

“Os alunos saem da aula (teórica) e passam a vivenciar o que é, realmente, o técnico em agricultura. Além disso, a parceria com o Cetam foi muito importante porque ele forma técnicos habilidosos. A formação técnica faz parte da grade curricular dos alunos”, disse Wendrey Neves.

Texto: Anderson Barros

FOTOS: Divulgação ∕ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar