Alunos de escola estadual de tempo integral lançam livro infantil

Como estratégia pedagógica visando elevar o nível de aprendizado dos estudantes do ensino fundamental, a escola estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado (zona centro-sul de Manaus) desenvolveu no decorrer do ano letivo de 2012 o projeto “Autores Mirins”, que nesta semana contou com o lançamento do livro “Brincadeiras de Crianças”, editado com textos dos próprios estudantes da escola.
 
Nesta semana, em uma manhã de autógrafos, os alunos – autores mirins – autografaram a obra e tiveram a oportunidade de relatar à comunidade e seus familiares as experiências vivenciadas no desenvolvimento do livro infantil. 
 
De acordo com a professora coordenadora do projeto, Terezinha Neves da Silva Printes, a iniciativa buscou elevar a aprendizagem das crianças a partir da realização de oficinas de leitura, interpretação e escrita. “Iniciado há aproximadamente seis meses, o projeto foi aplicado, primeiramente, com aulas teóricas, onde tentamos despertar os alunos para o maior interesse pela leitura. Em seguida, realizamos oficinas pedagógicas enfatizando a questão da escrita”, explicou a professora, informando que 30 alunos com idade entre seis e dez anos participaram da elaboração da obra.
 
Segundo ela, o resultado foi satisfatório e foi concluído com a elaboração e lançamento do livro “Brincadeiras de Crianças”, editado com 20 poesias, cujos textos revelam a criatividade dos pequenos autores para com o tema. ‘Amerilinha’, ‘Pega-Pega’, ‘Pião’ e ‘Pipa de papel’ são alguns dos títulos dos textos editados.
 
A gestora da escola, professora Francisca Cunha, disse que o resultado foi surpreendente. “Os estudantes participaram com bastante motivação do projeto e produziram um excelente trabalho final. Foram seis meses de preparação e podemos hoje dizer que nossa escola formou ‘pequenos escritores’”, apontou.
 
Entre as diversas poesias relacionadas ao tema “Brincadeiras de crianças” destacou-se a de Elias de Sena, 7, aluno do 2° ano do ensino fundamental, que durante a manhã de autógrafo declamou um trecho de seu texto: “Hoje é dia de brincar / Pego meu papagaio e vou empinar / Quem ‘quedar’ não pode chorar / Compra outro e volta a levantar / A diversão não pode parar”.