Alunos de destaques na 2ª Olimpíada Amazonense de Matemática recebem premiação

IMG_8373

Jovens talentos, que se destacaram na 2ª Olimpíada Amazonense de Matemática (OAM), participaram da cerimônia de premiação nesta quinta-feira (30), no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), ao lado da sede da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), no Japiim 2, Zona Sul de Manaus.

Participaram da solenidade alunos da rede estadual de ensino do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Avançar, além de um aluno da rede municipal de ensino, que foram os vencedores nos quatro níveis da competição deste ano.

A OAM tem o objetivo de estimular os alunos ao estudo da matemática, despertando neles a curiosidade para a resolução de problemas, identificando assim jovens talentos, conforme explica o coordenador do evento, professor Nilo da Silva. “A gente tem um total de 34 escolas que foram premiadas. E alcançamos um total de 260 mil alunos inscritos, inclusive uma aluna do interior que foi destaque”, disse.

Foi do interior de Barreirinha a aluna Marciana Reis Campos, do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Octaviano Cardoso, que conquistou o primeiro lugar do 3º nível, onde concorreram os alunos da modalidade do ensino regular de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Da capital, o destaque fo a aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alzenia Bueno Cordovil, da Escola Estadual Demostenes Belduque de Araújo Travessa, que ficou em primeiro lugar do 4º nível com a maior pontuação geral da OAM. “Eu agradeço a Deus e aos meus professores por esta conquista. Pra mim é importante porque penso em fazer uma faculdade em contabilidade e tudo isso este envolvido e eu gosto muito”, disse Alzenira que contou com o apoio do seu professor de matemática, Jean Claúdio Arruda Ribeiro.

A 2ª Olimpíada Amazonense de Matemática foi realizada em três fases. Primeira fase no dia 31 de maio a nível escolar nas próprias escolas, segunda fase no dia 15 de agosto através das coordenadorias de educação e a terceira fase dia 19 de setembro a nível regional, com o resultado divulgado no dia 07 de novembro.

Das 34 premiações da OAM deste ano, uma foi para a rede municipal e trinta e três para a rede estadual. Foram premiados 15 alunos que conquistaram primeiro lugar, 11 alunos em segundo lugar, 8 alunos de terceiro lugar, 19 menções honrosas para os professores em um total de 191 menções honrosas tanto capital como interior.

Níveis por modalidade da olimpíada:

1º Nível

Modalidade: 4º e 5º ano do ensino fundamental