Alunos da rede pública estadual de ensino participam de projeto desenvolvido pelo Ifam-Leste, em Manaus

IMG_9231

Alunos da Escola Estadual Mário Silva de Almeida, do município de Manacapuru, participaram, por um dia, do projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Amazonas Campus Zona Leste (Ifam/Cmzl). Intitulado como “Dia de Campo no Campus” o projeto desenvolvido parceria com Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e  Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Voltado para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual e para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal, os estudantes são de escolas do campo ou rural e que vivenciam as atividades na área da agricultura.

Os estudantes participaram, no último dia 24 de agosto, de palestras sobre medicina veterinária, meliponicultura (criação de abelhas), permacultura (design de ambientes sustentáveis), entre outras atividades relacionadas à área agrícola.

Além de divulgar os cursos ofertados pela instituição, o projeto tem como objetivo oportunizar um dia de práticas de base agroecológicas entre alunos das escolas públicas rurais, visando a ampliação do número de alunos que possam ingressar nos cursos oferecidos pelo Ifam.

IMG_9270

Alunos da rede estadual de ensino tiveram um dia de aula prática voltada para as atividades do campo (Foto: Eduardo Cavalcante)

Além disso, o projeto tem como foco principal despertar o interesse dos alunos a ingressarem em cursos de nível superior na área agrícola, buscando formar profissionais que colaborem com a melhoria da qualidade de vida das populações do campo. Foi constatado que há uma necessidade de alavancar as potencialidades econômicas deste setor no Estado do Amazonas. Porém, foi percebido um declínio no número de alunos, principalmente no nível superior. A pouca procura é resultado de pouca divulgação e o distanciamento do público interessado em fazer um curdo da área.

De acordo com a representante da SEDUC e coordenadora da Educação do Campo, Rainalda Mota, o projeto mostra para os alunos a parte técnica daquilo que eles vivenciam, pois muitos desses alunos trabalham com os pais na agricultura.

“A participação dos alunos foi de grande valia e eu cheguei a comentar com os estudantes para que eles mandassem depois as impressões deles porque é interessante termos o feedback, mas garanto que eles ficaram bem animados, porque o projeto mostra um olhar técnico daquilo que eles vivenciam, pois muitos trabalham com os pais na agricultura e acredito que o projeto despertou o interesse deles pela área porque eles podem aprender num curso superior a prática e a técnica daquilo que só conhecem no senso comum, e nós queremos que eles busquem esse aperfeiçoamento”, revelou.

IMG_9262

Parceria realizada entre o Ifam e SEDUC serviu para despertar nos estudantes de Manacapuru o interesse pela graduação na área agrícola (Foto: Eduardo Cavalcante)

O aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Mário Silva de Almeida, Michel Oliveira da Silva, 18, disse que o projeto deu a oportunidade dos alunos obterem conhecimentos sobre a área e para terem uma ideia do que irão escolher para a sua carreira profissional no futuro.

“A parceria entre o Ifam e a SEDUC nos deu a oportunidade de conhecer o Campus do Ifam e estudar sobre medicina veterinária e agroecologia. Fazer parte deste projeto foi importante para nós porque nos proporcionou informações técnicas sobre o nosso cotidiano e isso fortaleceu muito a nossa cultura e pode ampliar a nossa consciência das opções que teremos quando terminarmos o ensino médio”, contou.