Alunos da rede pública com as maiores médias no PSC são homenageados

Em cerimônia realizada no auditório de sua Faculdade de Direito, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) homenageou na última segunda-feira (5) os estudantes com as melhores médias no Processo Seletivo Contínuo (PSC/2011-2012). Os novos universitários receberam placas de honra ao mérito e foram destacados pelo desempenho referencial no concurso de ingresso na universidade, que em sua última edição contou com 52 mil concorrentes. O evento de homenagem foi presidido pela reitora da Ufam, Márcia Peralles e contou com a presença do secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim.

Na oportunidade foram destacados os estudantes com os melhores índices e foi dado destaque ao retrospecto dos finalistas oriundos da rede pública estadual (Seduc), a qual aprovou 1.544 calouros. O número representa 62% das vagas recém preenchidas na universidade federal, via, PSC em 2012.

Para o secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim, o percentual aponta para a qualidade da rede pública estadual do Amazonas, cujo retrospecto dos estudantes já supera o de alunos da rede particular. “É de conhecimento de todos que o PSC é um processo rigoroso de avaliação que acompanha o rendimento escolar do candidato ao longo dos três anos. Com o resultado, a sociedade pode notar que as políticas educacionais promovidas pelo Governo do Estado têm surtido efeito”, avaliou o secretário, que durante a cerimônia parabenizou os novos universitários.

Gedeão Amorim acrescentou que o retrospecto da rede pública no PSC tem sido satisfatório e apresenta-se de forma progressiva nos últimos anos. “Em 2005, por exemplo, a rede pública só respondia a 25% do número de novos universitários via PSC. Hoje a realidade é bem diferente e os números estão aí para comprovar a evolução”, concluiu o secretário.

A reitora da Ufam, Márcia Peralles destacou a abrangência do PSC, que é aplicado em 57 municípios e que em sua última edição mobilizou 52 mil candidatos, dos quais aproximadamente 20 mil eram estudantes do interior. Ao parabenizar os calouros com as melhores médias, a reitora frisou que o compromisso da universidade é com a qualidade e com a formação plena dos graduandos. “Nossa responsabilidade é preparar as pessoas para o mercado de trabalho e para o exercício pleno da cidadania. Para tanto, primamos pela qualidade e a excelência acadêmica é o reflexo do compromisso social de nossa instituição”, citou a reitora.

Conquistas que vêm do interior

Recém aprovado no curso de Administração, a universitária Dalvina Teixeira é egressa da escola estadual Senador João Bosco (de Parintins) e foi uma das homenageadas pela Ufam. Em seu pronunciamento, a jovem agradeceu aos pais e também à equipe de sua escola, que segundo ela, lhes ensinaram a ser ‘vitoriosa’. “É a conquista de um sonho, que eu compartilho e devo a muita gente”, disse Dalvina, comentando que entrar na faculdade é apenas o começo.

Aprovado no curso de Engenharia de Sofware, o universitário Aston Francisco Belém, também estudou na escola estadual Senador João Bosco (de Parintins). Ao ser homenageado pela equipe gestora da Ufam ele se disse orgulhoso e justificou o reconhecimento à dedicação aos estudos. “O ingresso na universidade federal é resultado de muito esforço e empenho. Com a ajuda da escola e o apoio da família conquistei um grande objetivo”, disse Aston, que lembrou do apoio dado pelos professores da escola estadual Senador João Bosco, onde cursou o ensino médio e também aos da escola estadual São José, onde cursou o ensino fundamental.

Aston Belém e Dalvina Teixeira, da rede pública estadual de Parintins, foram homenageados pela Ufam

Aprovação em Medicina

Ketlen Gomes da Costa, 17 anos, que concluiu em 2011 o ensino médio, tendo estudado no turno noturno da escola estadual Maria da Luz Calderaro conquistou uma das vagas no concorrido curso de Medicina e também foi uma das homenageadas pela Ufam.

Com a maior nota do PSC dentre os alunos da rede pública, a jovem comentou que o esforço foi recompensado pela conquista.  “Vinha me preparando ao longo dos três últimos anos e recebi com muita surpresa a notícia de que alcancei a maior nota da rede pública no PSC: 378 pontos. Depois de muita preparação cursarei Medicina, que sempre foi um sonho e objetivo de vida”, comentou.

Ketlen conta que sua estratégia de estudo era acompanhar as matérias na escola e utilizar o tempo livre para o estudo em casa. “Não tem segredo. O essencial é levar a sério os estudos e se dedicar”, conta a jovem, que futuramente pretende seguir careira como médica cardiologista.