Alunos da rede estadual representam o Amazonas na premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa

No último dia 10 de dezembro, os jovens Ademário Nogueira dos Santos Neto e Thamirys Lima do Amaral Silva (foto), ambos da escola estadual Nossa Senhora das Dores, localizada no município de Eirunepé, além da aluna Vitória da Paz, da escola estadual de Tempo Integral Marquês de Santa Cruz (Manaus) e Mateus Pinheiro, estudante da escola municipal Benício Pena (Boca do Acre) representaram o Amazonas na cerimônia de premiação das Olimpíadas Nacionais de Língua Portuguesa ‘Escrevendo o Futuro’, realizada em Brasília.

Ademário Nogueira foi semifinalista na categoria ‘Crônica’ com o texto “Águas que vêem e vão”, Thamyres Silva foi semifinalista na categoria ‘Poesia’ com o texto “A polêmica construção de casas na Veneza Amazônica”, Vitória da Paz foi semifinalista também na categoria ‘Poesia’ com a obra “Amazonas, meu lugar” e Mateus Pinheiro, semifinalista na categoria ‘Memórias Literárias’ com a obra “Seringueira, passarinho: rodopios das memórias trazidas pelo vento”.

Os representantes amazonenses participaram do seleto grupo de 152 semifinalistas da competição que contou, em 2012, com 3 milhões de participantes de 40 mil escolas públicas de todos os estados brasileiros.

Mobilizando estudantes e professores dos ensinos Fundamental e Médio, as olimpíadas são realizadas pelo Ministério da Educação em parceria com a Fundação Itaú Social. Ao longo dos anos, a competição educativa tem sido um estímulo ao aprendizado da Língua Portuguesa e à produção textual de ‘Memórias’, ‘Poemas’, ‘Crônicas’ e ‘Artigos de Opinião’ no ambiente escolar.

No último mês, em visita ao município de Eirunepé, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, reuniu-se e parabenizou os estudantes Ademário Neto e Thamirys Silva pelo resultado obtido na competição nacional. “São talentos regionais cujas conquistas nos enchem de orgulho”, mencionou o secretário.

Estudantes de Eirunepé, Ademário Neto e Thamirys Silva, reuniram-se com o secretário da Seduc, Rossieli Silva.

Para Thamirys, o resultado obtido é fruto do empenho e dedicação dos jovens aos estudos. “Tenho grande identificação com a leitura e a escrita e fico muito feliz em ter representado com propriedade o meu estado”, revelou.

Segundo a coordenadora regional das Olimpíadas, professora Francisca Hermógenes, este é o sexto ano consecutivo que a Secretaria de Educação adere à iniciativa, por acreditar que o trabalho favorece o desenvolvimento intelectual dos estudantes. “É uma excelente oportunidade para que escolas, educadores e estudantes aprimorem seus trabalhos. Daí o interesse da Secretaria em fazer adesão ao projeto, incentivando a participação de suas escolas de ensino fundamental e médio”, apontou Francisca.

Em Eirunepé, a coordenadoria educacional da Seduc no município, Suely Neblina, frisou que o excelente resultado conquistado pelos dois alunos da escola estadual Nossa Senhora das Dores é um marco para a educação local.