Alunos da rede estadual do Amazonas conquistam 74 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Em Manaus, Escola Estadual Brigadeiro Camarão conquistou mais de dez medalhas

O Governo Federal, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) divulgaram nesta semana o resultado final da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A rede pública estadual de educação do Amazonas encerrou a competição conquistando 74 medalhas. Realizada anualmente, a competição educativa de 2014 mobilizou 18 milhões de alunos de 48 mil escolas brasileiras.

Das 74 medalhas conquistadas por alunos da rede estadual do Amazonas na competição, 61 foram de bronze, 12 de prata e uma de ouro. A rede pública estadual alcançou, também, 415 menções honrosas na OBMEP 2014.

Aluno do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) Waldocke Frick Lyra, localizado na zona norte de Manaus, Yuri Macedo foi o grande destaque regional ao conquistar medalha de ouro na Olimpíada. Sua escola conquistou também, além da referida medalha de ouro, 11 medalhas de bronze e duas de prata.

Localizada no bairro São Lázaro, zona centro-sul de Manaus, a escola estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro também se destacou na competição, conquistando 12 medalhas, sendo três de prata e 9 de bronze.

Alexandre Duarte, professor de Matemática da escola Brigadeiro Camarão, ressaltou a importância da união entre a escola e a família para conquistar resultados como este. “Sabíamos que nossos alunos tinham competência para participar e para ganhar, por isso nos dedicamos a instruí-los e o resultado veio com a conquista das medalhas. Além do estímulo fornecido pela escola, o incentivo dos familiares foi fundamental nesse processo”, citou.

Além de incentivar os estudantes, professor Alexandre foi um dos responsáveis pelas aulas de preparação para a competição educativa, aulas estas ministradas no contraturno escolar. “Demos bastante foco ao que seria cobrado nas avaliações da Olimpíada e além do cotidiano escolar, trabalhamos com aulas de reforço, ministradas no contraturno”, informou o professor, que recebeu uma menção honrosa da organização da OBMEP por conta do desempenho de seus alunos, da mesma forma que sua escola.

Ao conquistar medalha de bronze nesta última edição da Olimpíada, a aluna Bianca Beatriz Conde, 11, matriculada no 6º ano do ensino fundamental da escola Brigadeiro Camarão disse que a conquista é resultado do empenho. “Foquei os conteúdos passados pela escola e me dediquei em participar das aulas de reforço. O resultado foi muito satisfatório”, disse a adolescente, acrescentando que participará novamente da Olimpíada em 2015, esperando ainda melhores resultados.

Conforme regimento da OBMEP, todos os alunos medalhistas receberão, por um ano, uma bolsa mensal de R$ 100, concedida como prêmio pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

OBMEP

Direcionada a escolas públicas, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição nacional e é dividida em três níveis competitivos, abrangendo o ensino fundamental e o ensino médio. O primeiro nível abrange alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental; o segundo por alunos do 8º e 9º anos e o 3º nível por estudantes do ensino médio.

O objetivo da competição educativa é estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.

A relação completa dos estudantes medalhistas pode ser conferida no site: www.obmep.org.br