Aluno da rede estadual representa o Amazonas em Premiação da Olimpíada Nacional de Ciências

vasl

Estudante do 9º ano da Escola Estadual Ten. Cel. Cândido José Mariano (CMPM 5), Álvaro José Pedroso Pena foi destaque na cerimônia de premiação da Olimpíada Nacional de Ciências, que aconteceu no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Universidade de São Paulo (USP). O aluno foi o único representante do Estado, por ter se classificado entre os 75 mais destacados de cada nível (níveis A, B, C, D), sendo premiado com menção honrosa e medalha de ouro.

Em 2019, a Olimpíada Nacional de Ciências bateu o recorde com quase 2 milhões de estudantes inscritos. No total, foram quase 10 mil estudantes premiados com medalhas e menções honrosas.

Álvaro José afirma que se sentiu honrado de ter ido a um evento dessa magnitude. “Representar tanto a minha escola quanto o meu Estado foi uma das experiências mais motivadoras que eu pude participar. Vejo que, desta forma, mais alunos possam ter a vontade de fazer coisas parecidas e tenham em mente que todo esforço vale a pena”, destaca.

A professora Damaris Teixeira Paz, uma das coordenadoras da aplicação da prova no CMPM 5, conta que a escola sempre incentiva os alunos a se dedicarem à Olimpíada, exatamente por reconhecer a importância para a instituição. “São meses de preparação e, como professora, posso dizer que foi emocionante. Todas as autoridades da mesa elogiaram os alunos, suas famílias e o nosso trabalho como professores. É muito importante esse tipo de incentivo para que eles e outros alunos se interessem mais pelo estudo e pela produção da Ciência”, disse.

Sobre o evento – A Olimpíada Nacional de Ciência é uma realização de quatro sociedades científicas do Brasil: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan de São Paulo e a Sociedade Brasileira Astronômica; que, desde 2009, mantêm o certame focado justamente nos jovens estudantes do ensino básico para despertar neles o interesse pelo conhecimento nas áreas científicas e tecnológicas.

Nesta décima edição, o evento contou com 1 milhão e 800 mil inscritos, sendo realizado em duas etapas eliminatórias: na primeira, os alunos fizeram provas de múltipla escolha sobre Química, Física, Biologia e Astronomia; e, na segunda, provas discursivas sobre as mesmas temáticas. No CMPM 5, a Olimpíada foi coordenada pelas professoras Joyce Pantoja Lima Gurgel e Damaris Teixeira Paz, contando com a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).