Aluna da rede estadual representará o Amazonas no projeto Parlamento Jovem Brasileiro

Com 16 anos e o desejo de contribuir com o desenvolvimento do país, a estudante France Ellen Maria dos Santos, aluna da escola estadual Deputado Josué Cláudio de Souza, localizada no bairro do Coroado (zona leste de Manaus), será a representante amazonense no projeto Parlamento Jovem Brasileiro e participará entre os dias 24 e 28 de setembro de atividades na Câmara dos Deputados em Brasília.

Após uma concorrida etapa de seleção regional, France Ellen, que hoje cursa o 3º ano do ensino médio, foi ‘empossada’ como jovem parlamentar do Amazonas e se juntará a outros 77 estudantes brasileiros para participar das programações na Câmara Federal dos Deputados. Em Brasília, eles vivenciarão uma semana intensiva de trabalhos dividindo a plenária com os deputados federais e defendendo projetos de lei elaborados por eles próprios.

Segundo France Ellen, a expectativa em integrar o Parlamento Jovem é grande. “Será uma experiência rica onde poderei conhecer na prática o trabalho do poder legislativo e um grande orgulho por poder representar o Amazonas”, disse a jovem amazonense.

Como os demais estudantes selecionados, para obter a vaga, France Ellen teve que mostrar que detinha um conhecimento básico sobre o papel de um deputado no sistema democrático e participou de uma seleção prévia, concorrendo com projetos de outros estudantes, projetos estes relacionados à “Economia, Emprego e Defesa do Consumidor”, “Agricultora e Meio Ambiente” e “Educação, Cultura, Esporte e Turismo”, dentre outros. A aluna foi vencedora desta etapa apresentando o projeto “Saúde e Segurança Pública”, que a qualificou para participar da etapa regional final programa.

Pré-selecionada, France Ellen debruçou-se na elaboração do projeto de lei “Pré-requisitos para obtenção do benefício Bolsa Família” e com o auxílio da assessoria jurídica da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, foi aprovado com méritos pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) superando outros quatro concorrentes do Amazonas.

Em sua proposição neste projeto qualificado como o melhor da região, a aluna amazonense tratou sobre as condições necessárias para o usufruto da bolsa baseada na conscientização da população sobre o planejamento familiar. Em Brasília, France Ellen defenderá seu projeto na plenária. “Pelas sessões que participei na Assembléia Legislativa do Amazonas, me sinto segura para apresentar meu projeto na Câmara Federal. A torcida é para que eu obtenha 50% dos votos favoráveis tornando-me a presidente desta edição do Parlamento Jovem, minha expectativa”, afirmou.

Programa

O programa Parlamento Jovem Brasileiro foi criado no ano de 2004 pela Câmara dos Deputados Federais e tem como meta estimular nos estudantes o interesse pela política nacional por meio da elaboração de projetos de lei de interesse, Municipal, Estadual e Federal. Integrados ao programa, anualmente os jovens parlamentares se reúnem para acompanhar, pelo período de uma semana, a rotina dos parlamentares e defenderem seus projetos de lei.

Conheça mais sobre o Programa (Clique aqui)