Alimentação saudável é tema de exposição promovida por escolas da rede pública estadual na Zona Oeste de Manaus

IMG_0685

Sensibilizar os estudantes quanto à substituição de alimentos industrializados por uma dieta rica em nutrientes foi uma das propostas da segunda edição da Mostra de Alimentação Saudável, que aconteceu na manhã desta terça-feira (23/10), na Escola Estadual General Sampaio, localizada no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus.

O evento, que reuniu estudantes de diversas escolas da Zona Oeste de Manaus, foi organizado por professores e nutricionistas da Coordenadoria Distrital de Educação 4 da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM). O evento foi marcado por exposições, atividades lúdicas, degustação de alimentos regionais, avaliações e orientações nutricionais.

De acordo com a nutricionista da Coordenadoria de Educação Distrital 4 da SEDUC e coordenadora do evento, Valéria Favacho, embora as unidades de ensino da rede pública do Amazonas forneçam uma merenda escolar saudável aos estudantes, muitas crianças e adolescentes ainda têm o hábito de levar o próprio lanche para a escola e essa alimentação, na maior parte das vezes, não é adequada.

“Nosso objetivo é orientar e dar autonomia a essas crianças para que elas saibam o que comer, o que faz bem e o que faz mal à saúde, além de valorizar a nossa merenda escolar, que é super saudável, pois trabalha com alimentos regionais. Hoje, ainda têm alunos que trazem lanche de casa e geralmente é refrigerante, suco de caixinha, bolacha recheada, alimentos que não são saudáveis. Nosso objetivo é mostrar que a escola tem uma merenda de qualidade”, explicou.

IMG_0676A nutricionista conta ainda que, nas escolas, o incentivo para que os estudantes tenham uma alimentação saudável é diário.

“Fazemos esse trabalho em sala de aula. Os professores mostram aos alunos as alternativas para uma alimentação saudável. O maior objetivo é informar, mostrar o que é certo e o que é errado, uma vez que a alimentação saudável trabalha a prevenção de doenças e a escola, além de ser um ambiente onde a criança aprende as disciplinas, é um ambiente onde nós podemos promover saúde”, afirmou.

Exposição de projetos

A mostra também contou com apresentação de projetos que são desenvolvidos nas escolas estaduais e que abordam a importância de uma alimentação saudável. Um desses projetos é coordenado pela professora Marta Serrão, na escola estadual Isaac Benayon Sabbá, também localizada no bairro São Jorge.

Segundo a professora, o projeto, que trabalha com jogos e outras atividades lúdicas, tem alcançado resultados positivos na unidade de ensino.

“A maioria das crianças deixava de comer a alimentação que a escola estava fornecendo, que é saudável, para comer a merenda que traziam de casa. Resolvi fazer um projeto que incentivasse os alunos a ter uma alimentação saudável e hoje a maioria deles come e até repete a alimentação oferecida pela escola. Está dando muito certo. Trabalho através de jogos pedagógicos, dramatizações, inclusive criei até olivro “A disputa das frutinhas”, contou a educadora.

A estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Isaac Benayon, Ana Clara Reis Santana, de 11 anos, participa do projeto e segundo ela, passou a se alimentar melhor depois do que aprendeu na escola.

“Aprendi que para ter uma alimentação saudável, a gente tem que comer coisas saudáveis. Isso todo mundo sabe. O açúcar, a gente tem comer uma vez ou outra, porque pode trazer vários problemas. Antes, eu comia muito, mas depois desse projeto, parei de comer mais”, afirmou.