“Acredito que a escola seja o único caminho de transformação e usamos os espaços além dos muros da escola”

WhatsApp Image 2018-03-28 at 16.04.05

Para ter uma motivação maior nos estudos é preciso ter interesse em buscar conhecimento, coisas novas  e pensar fora da caixinha. A falta de incentivo e oportunidade acabam atrapalhando a vida de alunos que são sedentos por novidades. O desejo é de se sentir parte especial e essencial dentro de uma escola, não apenas educacional, mas como cidadão.

Quando nos deparamos com a evasão escolar, pensamos sempre na falta de interesse de um aluno, mas será que nós professores e escola, estamos fazendo algo diferente para mudar isso?

O desporto sempre terá um papel fundamental dentro da escola, pois a importância de esportes, sempre irá garantir o desenvolvimento dos alunos e a evolução no âmbito escolar. Garantir, que além das salas de aula possam existir esportes e lazer. Pensando nisso, o  professor de sociologia, Girleno Menezes, de 50 anos, após uma pesquisa de campo, observou que aproximadamente 400 famílias em torno das escolas necessitavam de auxílio e seu objetivo era detectar o motivo que levava os alunos ao desinteresse pela escola e consequentemente o abandono escolar.

A  pesquisa lhe trouxe alguns dados apontados pelos pais, dentre os mais citados o de que infelizmente as escolas não possuíam algo que pudesse ser atrativo, como projetos esportivos, culturais entre outros que fizessem transformar a escola em um ambiente em que os alunos gostassem de estar.  Então, foi criado o projeto futebol americano na escola, que teve como objetivo servir como uma ferramenta de aproximação entre alunos, comunidade e a escola.

A pratica esportiva possibilita uma integração entre os alunos e professores. Contudo, mesmo com o projeto esportivo em andamento, o professor observou que ainda faltava envolver todos os alunos das escolas, foi quando, dentro do projeto futebol americano, foi criado o projeto Voz Ativa, onde uma parte dos alunos envolvidos no projeto esportivo propôs uma roda de conversa com os demais que não praticavam o esporte e juntos levantaram os problemas que mais os incomodavam em suas comunidades, tais como, segurança transporte, infraestrutura, saúde entre outro, apontando as possíveis soluções, elaborando cerca de cem pré-projetos, onde o material foi encaminhado a representantes da Câmara Municipal de Manaus e para a Assembleia Legislativa do Amazonas, entregue pessoalmente pelos alunos, solicitando as devidas providencias onde boa parte foi atendida, como melhorias de pavimentação, paradas de ônibus, iluminação, palestras sobre segurança nas escolas. Os mais complexos estão sendo analisados e acompanhados pelos alunos a fim de solução.

Atualmente o projeto Voz Ativa e o Futebol Americano na Escola estão em expansão em três escolas, pois a criação do senso crítico e participativo nos jovens deve ser uma constante em uma sociedade que, ainda, aponta muitas desigualdades. Salientando que no fim de 2017 o projeto foi premiado no Desafio Criativos da Escola em todo o Brasil, onde as ações desses jovens venham a contribuir para a melhoria da educação e da coletividade de uma sociedade, a premiação acontecida na cidade do Rio de Janeiro, no museu do amanhã com a presença de três alunos das escolas no evento.

Assim surgiu o projeto “Voz Ativa”, os alunos foram aos hospitais, terminais e delegacias para fazer pesquisas de campo e descobriram quais eram os problemas das pessoas que utilizavam os serviços ou que trabalhavam nestes locais.

“Acredito que a escola seja o único caminho de transformação, usar os espaços além dos muros da escola, onde estarei ampliando o projeto para outras escolas, com intuito de mobilizar ainda mais alunos para prática esportiva e consequentemente desenvolver outras atividades que venham a contribuir para melhorias de todos, tendo como inspiração uma citação indiana que diz: ‘Se eu não for por mim, quem será? Mais se eu for só por mim quem o será? Mais se eu for só por mim quem eu serei? Se não agora, quando?’ Ou seja, juntos podemos mudar”, disse o professor Girleno.