Abertura da Semana da Pátria e do Amazonas é iniciada com a tradicional Corrida do Fogo Simbólico

IMG_1450

Dando início às comemorações que marcam a Independência do Brasil e a Elevação do Amazonas à categoria de Província, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) abriu oficialmente, na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, as atividades da Semana da Pátria e do Amazonas 2016.

A cerimônia de abertura, que deu início às atividades cívicas, aconteceu no Complexo da Ponta Negra, na avenida Coronel Teixeira, Zona Oeste, e contou com a presença do governador em exercício do Estado, deputado estadual Belarmino Lins;  do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Ferreira Lima, além de autoridades civis e militares.

Tradicionalmente, a solenidade foi iniciada com a Bênção do Fogo Simbólico, realizada pelo padre capelão do Comando Militar da Amazônia (CMA), José Ricardo, realizada na Igreja Nossa Senhora do Sameiro, na avenida Coronel Teixeira.

Após a bênção, a tocha foi levada até as mãos da estudante Taíssa Alves Nepomuceno, 13, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Eldah Bitton Telles da Rocha, que deu início à Corrida do Fogo Simbólico, na qual aproximadamente 200 pessoas, dentre servidores, estudantes e professores da rede estadual e municipal de ensino, se revezaram em um percurso de cinco quilômetros conduzindo a tocha, que simbolizou o amor pela pátria.

IMG_1331

Tocha foi entregue à estudante Taíssa Alves, pelas mãos da jovem Anna Beatriz Amorim Franco, ilustre preceptora da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)

Para a estudante-atleta Taíssa, foi uma grande honra participar desse momento tão importante. “Ter sido escolhida entre vários atletas a ser a primeira a conduzir a tocha é muito gratificante. É um momento muito simbólico para todo estudante”, informou a aluna, que é a atual medalhista de ouro nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), na modalidade de arremesso de peso (categoria infantil).

No Complexo Ponta Negra, a tocha foi entregue pelo presidente da Liga de Defesa Nacional, Rosselberto Himmenes, ao governador em exercício, deputado Belarmino Lins, que realizou o acendimento da pira cívica, a qual ficará exposta até o dia 7 de setembro na Ponta Negra.

IMG_1525

O governador do Estado em exercício, deputado estadual Belarmino Lins, acendeu a tocha (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)

Na solenidade, o secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Lima, destacou a importância das comemorações cívicas. “Hoje iniciamos um momento muito feliz, abrindo as comemorações da Semana da Pátria e do Amazonas. Este ano, envolvendo mais de 7 mil alunos, a SEDUC está trabalhando com o tema ‘Educação transformando a vida das pessoas’, mostrando de que forma um ensino de qualidade pode influenciar positivamente a vida de crianças e jovens, transformando-os em cidadãos melhores e profissionais de sucesso. O tradicional desfile escolar acontecerá no dia 5 de setembro, no Sambódromo e toda a comunidade é convidada a prestigiar”, afirmou o secretário.

IMG_1612

O secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Ferreira Lima, abriu oficialmente, a Semana da pátria e do Amazonas 2016 (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)

Homenagens

Durante a cerimônia, também foram homenageados pessoas de referência pela sua contribuição pública ao desenvolvimento do Amazonas e do Brasil. Neste ano, foram homenageados como “Vulto Nacional” o artista e escritor, Moacir Couto de Andrade; como “Vulto Estadual”, a empresária Ritta de Cássia de Araújo Calderaro, e como “Mulher Amazonense”, a professora Maria das Graças Silva.

Reconhecida por seu trabalho de referência na educação de crianças, jovens e indígenas do Amazonas, a professora Maria das Graças Silva, homenageada neste ano como “Mulher Amazonense” na Semana da Pátria e do Amazonas, contou que o momento é muito gratificante, pois simboliza a grandeza do seu papel enquanto educadora.

“Para mim é uma felicidade tamanha ser homenageada, pois representa anos de trabalho reconhecido, já que sempre estive participando diretamente da coordenação da Semana da Pátria. É um momento ímpar na minha vida enquanto educadora que tanto contribuiu com a formação de crianças e jovens do nosso Estado”, ressaltou.

IMG_1561

Na solenidade, a professora Maria das Graças Silva foi homenageada como ‘Mulher Amazonense’ (Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC)

Desfile Escolar

As programações da Semana da Pátria terão continuidade no próximo dia 5 de setembro, data em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província. Pela manhã, às 7h30, na Praça da Saudade (Centro de Manaus), acontecerá a solenidade de homenagem póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da Província do Amazonas.

Às 10h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, acontece o Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado.

À tarde, às 17h, no Sambódromo (Centro de Convenções), sob a coordenação do Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação (Seduc), acontecerá o desfile escolar, reunindo aproximadamente 7 mil estudantes da rede estadual e municipal de ensino, bem como alunos da rede privada.

Dias 6 e 7

No dia 6 de setembro, às 9h, na praia da Ponta Negra, acontece o Desfile Naval. No feriado do dia 7 de setembro, às 8h15, coordenado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) e com apoio da Secretaria e Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) e Cerimonial do Governo do Estado, será realizado o Desfile Militar. O Desfile Militar também será no Centro de Convenções – Sambódromo.

Encerrando as festividades de Semana da Pátria e do Amazonas, a solenidade do Abafamento do Fogo Simbólico acontece no Complexo Ponta Negra, às 17h, e será coordenada pela SEDUC e a Maçonaria.