Professores da rede estadual participam de formação pedagógica em Matemática

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Para reforçar o ensino da disciplina da Matemática nas escolas públicas estaduais, neste segundo semestre de 2015, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está aprimorando suas ações pedagógicas. Com esta finalidade, o Grupo de Trabalho instituído pela Secretaria e formado por especialistas em ciências exatas participaram, nesta semana, de uma formação técnica. Após esta formação, os educadores irão visitar escolas da capital e do interior para oferecer capacitações para professores da rede.

Segundo o gerente dos anos finais do Ensino Fundamental da Seduc, professor Eriberto Façanha, a capacitação da equipe de formadores é uma das várias iniciativas do poder público estadual para aprimorar as metodologias de ensino e, consequentemente, impulsionar o aprendizado da comunidade estudantil. “O objetivo destas ações é qualificar nossos professores apresentando a eles novas metodologias para o trabalho pedagógico em sala de aula”, apontou Eriberto Façanha.

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe) da Seduc, Vera Lúcia Lima, o material didático possibilitará um maior aproveitamento dos conteúdos que são ministrados em sala de aula. “O objetivo da utilização desse material didático é reforçar a qualidade do ensino na disciplina de matemática, disponibilizando os conteúdos de forma dinâmica, lúdica, para que sejam mais atrativos ao aluno. A nossa proposta é trabalhar as lacunas que ficam nesse aprendizado, possibilitando que os estudantes avancem para outros níveis com máximo aproveitamento”, afirmou Vera Lima.

A capacitação contou ainda com a palestra da mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Lina Kátia Oliveira. Ministrando a formação aos educadores, Lina Kátia afirmou que a formação aos professores irá reforçar o processo de intervenção pedagógica na disciplina de exatas.

“O objetivo da criação desse material é apoiar o professor de Matemática em um processo de intervenção pedagógica em sala de aula. Através da avaliação do Sistema de Avaliação             do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), foi verificado que várias habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas pelos alunos para que eles continuem satisfatoriamente seus estudos, não eram alcançadas. Esse material foi desenvolvido especialmente para reforçar e favorecer a qualidade do ensino na disciplina de Matemática nas escolas da rede pública do Estado do Amazonas”, explicou Lina Kátia.

A professora do 5º ano da escola estadual Osmar Pedrosa, Gabriela Cerdeira, o conteúdo disponibilizado tem facilitado significativamente as práticas pedagógicas. “A utilização desse material pedagógico em sala de aula tem favorecido bastante o aprendizado dos estudantes, porque é um conteúdo que trabalha com descritores que constam em avaliações de grande escala, com a Prova Brasil. É um material bastante didático e temos alcançado um resultado positivo com a sua utilização”, afirmou a educadora.

Foco em Matemática

Conforme o relatório “De Olho nas Metas” divulgado no último dia 2 de julho pelo Movimento Todos pela Educação, menos de 10% dos estudantes brasileiros concluem o ensino médio com total aproveitamento na disciplina de Matemática. Para contornar a deficiência nacional, no Amazonas, a Seduc está investido em ações pedagógicas voltadas para o aprimoramento dos estudantes e em projetos de formação continuada e na modalidade de pós-graduação voltados para a qualificação de professores.

Atualmente, são aproximadamente três mil o número de professores da rede estadual beneficiados com o programa de pós-graduação executado pelo Governo do Amazonas, a partir de parceria firmada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Seduc.

Outra ação positiva para ampliar os índices de rendimento dos estudantes na disciplina de Matemática tem sido a realização de formações continuadas direcionadas para os professores que atuam tanto no ensino fundamental quanto ensino médio, através dos Grupos de Trabalho. Direcionado para as escolas públicas estaduais da capital e dos municípios do interior do Estado, esses grupos capacitam os docentes para desenvolver, junto aos estudantes, práticas pedagógicas inovadoras que possam favorecer o rendimento escolar e desempenho dos alunos em avaliações de larga escala.