79,6% dos estudantes da rede pública estadual do Amazonas apresenta desempenho satisfatório em leitura

IMG_4901

Divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Governo Federal, os resultados da última Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), realizada em 2014, revelaram avanços qualitativos alcançados pela rede pública estadual de educação do Amazonas. Dentre os dados divulgados, a avaliação revela que 79,6% dos estudantes da rede pública estadual registram desempenho satisfatório no segmento Leitura.

Aplicada anualmente sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Estatísticas Anísio Teixeira (Inep) a avaliação é direcionada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental de todas as redes públicas brasileiras. Desenvolvida com questões de Língua Portuguesa e Matemática a avaliação aponta um diagnóstico do nível de alfabetização dos estudantes, abrangendo noções de leitura, escrita e conhecimentos matemáticos.

No Amazonas, em 2014, 69.336 estudantes foram avaliados, dos quais 72,3% foram de escolas das redes públicas municipais e 27,7% de escolas da rede pública estadual.

O diagnóstico apontado pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) classifica os estudantes em níveis de aprendizagem, níveis estes que variam de 1 a 4 para os segmentos de Leitura e Matemática e de 1 a 5 para Escrita.

Conforme os resultados divulgados, no segmento avaliativo de Leitura 79,65% dos alunos da rede pública estadual apresentam desempenho satisfatório. A média de desempenho é superior às médias gerais de bom desempenho alcançadas pela região Norte, 69,11% e de forma geral pelo Brasil, que registrou 77,79%. O rendimento alcançado pela rede estadual de educação do Amazonas também supera o contingente de alunos das redes municipais de Educação neste nível, que foi 65,06%.

No segmento “Escrita”, a rede pública estadual de educação também registrou avanço considerável, onde o percentual de estudantes no nível 4, considerado “Avançado” saltou de  23,3% na avaliação nacional de 2013 para 46,8% na avaliação de 2014. Neste segmento, 56,72% dos estudantes da rede estadual apresentaram rendimento satisfatório, enquanto 38,92% das redes municipais do Amazonas alcançaram o mesmo patamar de desenvolvimento.

No segmento de “Matemática”, o percentual de estudantes da rede pública estadual no nível de aprendizagem 4 também evoluiu. Enquanto na avaliação de 2013 18,9% dos estudantes encontravam-se neste nível de aprendizagem, em 2014, 19,9% dos alunos enquadraram-se neste mesmo nível.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o resultado alcançado pela rede pública estadual de ensino revela a eficácia das políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado. “São políticas públicas consistentes traduzidas em ações que visam elevar a qualidade dos serviços educacionais, ações estas que são empregadas em benefício dos estudantes tanto dos anos iniciais do ensino fundamental quanto os do ensino médio”, citou Rossieli Soares.

“Para motivar um maior crescimento por parte das redes municipais, o governador José Melo lançará na próxima segunda-feira, dia 21, o Pacto Nacional pela Educação do Amazonas, no qual todos os prefeitos do Estado serão motivados a trabalhar medidas para elevar os indicadores educacionais de seus respectivos municípios”, conclui Rossieli Soares.

Avanços

Segundo a gestora em exercício da escola estadual Barão do Rio Branco, Amy Santos, o bom desempenho dos estudantes da rede estadual na Avaliação Nacional da Alfabetização é reflexo das políticas educacionais em consonância com o trabalho intensivo que é realizado pelas escolas. “Para qualificar os alunos, nossa escola, por exemplo, trabalha com ações diferenciadas, tais como os projetos de estímulo à leitura e à escrita correta. Um desses projetos é o ‘Barões da Leitura’ que abrange o estudo de diferentes gêneros textuais associando esta aprendizagem a atividades teatrais”, informou.