Professoras da Secretaria de Educação têm práticas pedagógicas publicadas em livro

premiofoto(1)

Dando continuidade às comemorações da XIII Semana de Valorização ao Educador, aconteceu, na sexta-feira (13/11) mais uma solenidade em celebração e reconhecimento aos profissionais desta categoria. No evento, ocorreu o lançamento da 2ª edição do livro Professor Inovador 2020 e, também, a disponibilização do edital para 2021. Esta premiação acontece todos os anos desde 2015, através de sua idealizadora, a deputada estadual Therezinha Ruiz.

 

A ideia do Professor Inovador surgiu com a necessidade de reconhecer, compartilhar e premiar práticas pedagógicas exitosas e inovadoras realizadas em sala de aula, através dos educadores da rede pública de ensino.

 

Os concorrentes ao prêmio foram avaliados por uma comissão de notáveis indicada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida por Therezinha Ruiz, que há vários anos vem realizando o evento, reunindo em uma publicação todos os projetos já apresentados.

 

“Trata-se de uma premiação que vem rendendo resultados positivos, com experiências pedagógicas inovadoras nos ensinos Fundamental, Médio, na Educação Especial, Tecnológica e Indígena”, destacou a parlamentar.

 

Na avaliação de Therezinha Ruiz, é preciso valorizar e dar visibilidade ao esforço empreendido pelos professores, fomentando a sua participação na construção do conhecimento de forma efetiva, em benefício de toda a comunidade escolar.

 

Reconhecimento – Mesmo com um cenário pandêmico e de grandes desafios na Educação, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto teve mais dois reconhecimentos de educadores que fazem parte do quadro docente do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), as professoras Bárbara Lizardo e Darlinda Monteiro.

 

De acordo com Bárbara, a homenagem foi bastante emocionante. “Ter o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho é extremamente gratificante, é motivador e nos faz pensar que tudo vale a pena, mesmo com todas as dificuldades. Ao abrir o livro e verificar que temos um capítulo contando a nossa prática exitosa é motivo de muito orgulho para toda comunidade escolar envolvida”, comenta a educadora.

 

Darlinda compartilha do mesmo sentimento da colega, acrescentando: “Foi um momento de emoção, valorização e reconhecimento estar no lançamento do livro Professor Inovador, junto com vários professores inovadores das escolas públicas de Educação Básica do Estado do Amazonas, que fazem diversos trabalhos inovadores com seus alunos. Compartilhar minha prática pedagógica na obra, inspirando outros professores e mostrando que eles também são inovadores”.

 

Foto: Bárbara Lizardo e Darlinda Monteiro