Prazo para lançamento de notas da avaliação do 1° bimestre encerra

Euzivaldo Queiroz-Seduc-AM (6)

Professores da rede estadual de ensino têm até o dia 8 de março para lançar, no sistema, as notas da primeira avaliação do bimestre (AV1). O prazo para aplicação da avaliação encerrou na quarta-feira (1°/03). Os dados apresentados auxiliam na análise interna de desempenho dos alunos durante o ano letivo.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Inteligência em Gestão (NIG), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Jane Bete, dentro do sistema de avaliação, por ano, estão previstas três avaliações (AVs), que são aplicadas pelos professores para os alunos de todos os anos e séries.

“Dependendo do componente, há a obrigatoriedade de duas ou três avaliações, conforme a carga horária. Nosso papel como NIG é realizar o acompanhamento dessas atividades, junto às escolas, estimulando, divulgando e reforçando para que as unidades de ensino cumpram essas atividades”, explicou a coordenadora. Disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática devem realizar, obrigatoriamente, três AVs. As demais disciplinas, duas AVs.

O lançamento das notas da AVs não são apenas para registro, mas um método de análise de como está a aprendizagem dos alunos. Desta forma, o NIG realiza o monitoramento e acompanhamento desse processo.

“Precisamos visualizar como está a aprendizagem do aluno e isso só é possível se tivermos o registro dessas notas. Às vezes, acontecem dos professores não cumprirem os prazos para aplicar e lançar, e isso impede que os gestores e a equipe pedagógica visualizem o aluno que está alcançando o nível de aprendizagem esperado e o que não está. Quando não ocorre essa identificação, acaba acarretando na dificuldade de realizar a recuperação paralela, por exemplo”, ressaltou a coordenadora.